Igreja Evangélica Luterana na América testemunha sua maior queda

Igreja Evangélica Luterana na América testemunha sua maior queda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

A Igreja Evangélica Luterana na América testemunhou a sua maior queda já ocorrida na associação, no ano passado, de acordo com uma análise recentemente lançada.

Até o final de 2009, a adesão ELCA localizava-se em 4,5 milhões - 90 mil menos que no ano anterior, informou o Escritório da Secretaria da ELCA e Pesquisa e Avaliação da ELCA. Antes da recente queda, a maior perda foi de 79 mil - uma queda testemunhada em 2005.

A contagem congregação ELCA, entretanto, foi gravada como 10.348 - 48 menos do que no ano anterior. A maior queda de sempre na contagem congregação foi gravada em 2004 - uma queda de 72.

Apesar das perdas, o total informado de ativos das congregações da ELCA foi encontrado ter crescido em 2009 de 1,2 por cento para US $ 20,9 bilhões.

E a média de oferendas por membro batizado cresceu 2,8 por cento em 2009 para 492 dólares, informou o secretário ELCA David D. Swartling.

"Durante estes tempos desafiadores, os membros da ELCA continuaram a ser extraordinariamente firmes em suas doações," comentou Swartling ao serviço oficial de notícias da ELCA.

"[E] muitas congregações da ELCA permanecem, surpreendentemente, saudáveis do ponto de vista econômico," acrescentou.

Também incluído no relatório da ELCA foi o número médio de pessoas no culto nas congregações da ELCA, que diminuiu, ligeiramente, em relação ao ano anterior.

Um total de 1.289.967 pessoas, ou 28,39 por cento dos membros batizados da ELCA, assistiram ao culto semanal em 2009. No ano anterior, 1.330.709, ou 28,71 por cento dos membros batizados, assistiram ao culto semanal.

Como outras principais denominações, a ELCA testemunhou um declínio constante na membresia. Em 1987, a denominação relatou uma adesão de 5,3 milhões e mais de 11.000 congregações.

Apesar das perdas, a ELCA continua a ser o maior corpo da Igreja luterana dos Estados Unidos. A segunda maior, a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri, relata uma adesão de 2,5 milhões.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições