Igreja Luterana consagra novos diáconos e pastores

Igreja Luterana consagra novos diáconos e pastores

Atualizado: Terça-feira, 30 Novembro de 2010 as 10:26

Dezenove evangelistas pertencentes a Igreja Evangelista Luterana de Angola (IELA), na província do Cunene, foram consagrados neste domingo na localidade de Shangalala, município de Ombadja, a diáconos e pastores, informou à Angop o seu pastor presidente, Tomás Ndawanapo.

De acordo com o prelado, 12 ascenderam a categoria de diáconos e sete para pastores, resultado de várias ações formativas de três anos.

Deste modo, explicou, os novos pastores serão colocados nos municípios do Kwanhama, Cuvelai e Namacumde, para que possam estender o evangelho e promover acções sociais em prol das comunidades.

Segundo ele, a consagração destes diáconos e pastores tem como objetivo também a formação do homem em áreas longínquas, através dos ensinamentos bíblicos numa empatia com Deus.

Com estes novos membros, informou estarem reforçadas a capacidade da igreja em evangelizar as populações em zonas rurais, frisou.

A IELA surgiu em 1871, através das missões da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha no nosso país. Esses missionários começaram a actuar, especificamente no sul de Angola, em 1885, num momento posterior à partilha da África entre os estados europeus, estipulada na Conferência de Berlim. A partir de 1926, os missionários evangélicos luteranos alemãs já haviam estabelecido missões na área do Cunene, na qual estima-se que 20 por cento da população angolana é evangélica.

veja também