Igreja Luterana desenvolve campanhas de esclarecimento sobre VIH/Sida

Igreja Luterana desenvolve campanhas de esclarecimento sobre VIH/Sida

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 2:15

A Igreja Evangélica Luterana de Angola (IELA), na província do Cunene, continua a apostar na sensibilização da população sobre o VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana)/Sida, para melhor segurança na prevenção da doença.

Em declarações à Angop, a pastora da igreja, Menetti Hanghuwo, afirmou que atividades de sensibilização junto da juventude serve para ajudar o Governo e outras instituições nas ações de prevenção de modo a darem a sua contribuição na divulgação das mensagens relacionadas com os métodos de prevenção, formas de contaminação, importância do exame voluntário, assim como do tratamento.

Segundo informou, a igreja tem previsto, para o segundo trimestre deste ano, elevar estas atividades juntos das aldeias, comunidades e povoações para as incentivar a observarem os métodos de prevenção e transmissão da Sida no organismo.

"Soubemos que muitas pessoas, sobretudo as que residem no meio rural, têm pouca informação sobre a doença, fator este que nos preocupa. Como parceiro do Governo, vamos passar o histórico do VIH/Sida, para que tenham a noção dos riscos que correm", afirmou.

Menetti Hanghuwo sublinhou ser necessário que os demais sectores se juntem a esta causa, que visa ajudar e contribuir aos esforços do Governo, a fim de diminuir o número de pessoas que vivem com a doença.

De acordo com os dados do Instituto Provincial de Luta Contra a Sida, no Cunene, durante o primeiro trimestre do ano em curso, 46 pessoas morreram vítimas do VIH/Sida, mais nove em relação a igual período anterior.

veja também