´Igreja no Ocidente precisa ser despertada`, dizem oradores

´Igreja no Ocidente precisa ser despertada`, dizem oradores

Atualizado: Sexta-feira, 22 Outubro de 2010 as 8:46

A pobreza, o sofrimento, a injustiça e pessoas sem perspectivas futuras dão o tom do debate nesta manhã no Lausanne III - Congresso de Evangelização Mundial em Cape Town, África do Sul. Os oradores John Piper, dos Guinness e Rich Stearns da Visão Mundial falaram sobre a igreja ocidental e sua perda de visão.

Pastor de Ministérios Globais na Igreja do Calvário, em Michigan, Bruce Huseby, diz que a dinâmica mudou completamente. “Como Piper disse durante o Congresso, quando o Evangelho se enraíza em nossas vidas, isso significa que temos de enfrentar a injustiça. Ele nos desperta para a realidade do futuro eterno das pessoas que não conhecem Jesus. Verdadeiro amor um pelo outro. Poderíamos dizer: Se você resistir, você terá um Evangelho quebrado ou um coração partido".

Huseby diz que essas palavras ressoaram com o Congresso e que pretende ver a igreja inteira levando o Evangelho ao mundo. A Igreja no Ocidente precisa ser sacudida, diz Huseby. "Acho que infelizmente, ela perdeu a paixão, perdeu a noção de que as pessoas vão sofrer eternamente separadas de Deus e enfrentar a sua ira. Precisamos ter a paixão renovada e de muitas maneiras sermos contagiados pelas igrejas mundiais do Sul e orientais”.

Huseby diz que temos que pedir que a igreja perseguida do Sul e Oriente “nos ajude a nos libertarmos da forma como temos sido capturados por nossa cultura, para percebermos o que, de fato, é ser Igreja". Isso significa sermos interdependentes entre si, incluindo as nossas finanças.

O presidente da Visão Mundial, Rich Stearns, diz que muitas igrejas ricas estão em perigo. "Tornam-se arrogantes e auto-suficientes. Eles se tornam cegos pela sua riqueza e materialismo, e tornam-se, assim, inúteis para Deus".

Muitos que trabalham no apoio das nações não-ocidentais engasgaram quando Sterns falou sobre as igrejas com piscinas e pistas de boliche. Ele disse que isso não é bíblico. "Essa noção de que tudo o que temos pertence a nós e nós podemos fazer com ele o que quisermos. Como cristãos, temos que viver e crer que é Deus que nos dá o poder para gerar riqueza, e Ele nos confia esses recursos para o benefício de Seu Reino".

Huseby está pedindo também a todos os cristãos que orem pelo restante do congresso de Lausanne. “Orem, em especial, para que a Igreja Ocidental seja renovada e que Deus use a Igreja mundial do Sul e do Leste para ajudar a realizar isso”.

veja também