Igreja Presbiteriana de Leme comemora 60 anos

Igreja Presbiteriana de Leme comemora 60 anos

Atualizado: Segunda-feira, 4 Abril de 2011 as 2:08

O mês de abril será especial para os cristãos presbiterianos de Leme. Eles irão comemorar 60 anos de organização como igreja. Em 8 de abril de 1951, a Igreja Presbiteriana tornou-se oficialmente entidade jurídica e eclesiástica, mas as atividades da denominação na cidade começaram em 1910, com o missionário norte-americano, Rev. Alva Hardie.  Para celebrar a data, programações especiais acontecerão durante todos os finais de semana de abril, com participação especial de grupos musicais evangélicos, corais e pregadores convidados. As programações são abertas a toda a população e podem ser conferidas em detalhes no site da Igreja: www.ipleme.com.br . O site comemorativo traz também um resumo histórico e fotos antigas da Igreja.

O templo da Igreja Presbiteriana sempre foi referência na cidade, localizado bem no centro, na esquina da Rua Padre Julião com a Rua Antonio Mourão. No entanto, é a seriedade e a consagração que os presbiterianos se empenham por demonstrar na vivência da fé cristã, que se constitui sua principal marca. Famílias tradicionais presbiterianas fazem parte da história do município e sempre foram referência de princípios morais sadios, honestidade e testemunho de vida consagrada à fé no evangelho de Jesus Cristo.

Segundo um dos atuais pastores da Igreja, o Rev. Edson Duque de Castro, a Igreja Presbiteriana de Leme vive hoje uma nova etapa na sua história, por isso a comemoração dos 60 anos de organização tem um duplo objetivo. “Por um lado queremos celebrar e honrar nosso passado, marcado pelo compromisso com os princípios bíblicos e evangélicos na pregação e na vida e pelo trabalho dedicado e, às vezes, até heroico dos nossos antepassados. Por outro lado, queremos olhar para o futuro e, comprometidos com nosso momento histórico, anunciar as verdades eternas da Bíblia de forma contextualizada, em diálogo com nossa cultura, de forma relevante e transformadora, para o lemense do século XXI”, explica o pastor.

Hoje, a Igreja Presbiteriana de Leme, conta com três pastores: o Rev. Edson Duque de Castro, o Rev. Pedro Alves de Oliveira e o Rev. Emerson Baran Santos. Desenvolve atualmente projetos de implantação de novas igrejas, como no Jardim Quáglia e no bairro Bonsucesso. Esta é aliás, uma característica da Igreja Presbiteriana de Leme. Nos últimos 20 anos, sob a liderança do Rev. Pedro A. de Oliveira, igrejas-filhas foram abertas e agora são independentes. É o caso da Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras, na vila Santa Rita; da Igreja Presbiteriana Manancial, na Cidade Jardim e da Igreja Presbiteriana Monte Sião, no Sumaré, que sedia um dos projetos sociais da APAS (Associação Presbiteriana de Ação Social), voltado ao atendimento de crianças. Além disso, em conjunto com as demais igrejas de Leme, ajuda a sustentar missionários entre os índios Caiuá, em Dourados (MT), no Oriente Médio, na África e na Espanha.  

veja também