Igreja Presbiteriana de MiguelCalmon comemora 100 anos

Igreja Presbiteriana de MiguelCalmon comemora 100 anos

Atualizado: Segunda-feira, 14 Março de 2011 as 12:09

A Igreja Presbiteriana da cidade bahiana de Miguel Calmon, a 360 km a noroeste de Salvador, em meio a chapada diamantina, está comemorando neste fim de semana, 100 anos de organização.

A igreja, semeada pelo missionário presbiteriano americano, Pierce Chamberlain, foi organizada no dia 5 de março de 1911. Para comemorar, a IP Miguel Calmon celebra a data com cultos de louvor e adoração nesta sexta, sábado e domingo.

Os cultos, serão realizados sempre às 19h30 e terão como pregadores: dia 11, reverendo Ermilton Gonçalves de Barros, da IP Mariri. Dia 12, o presidente do Supremo Concílio da IPB, rev. Roberto Brasileiro e, dia 13, o rev. Daniel Ramos da Silva Jr. da IP Jacobina.

O louvor musical estará a cargo do cantor Oséias Silva e do Coral da IP Primeiro de Maio de Senhor do Bonfim.

Histórico da Igreja Presbiteriana de Miguel Calmon Em outubro de 1905, Pierce Chamberlain, missionário da igreja presbiteriana norte-americana, numa viagem de Senhor do Bonfim a canal de Irecê, passa a noite no povoado de brejo Grande, onde semeou pela primeira vez a semente do evangelho em nossa região.

Em 1907, Canabrava como até então era chamada a vila que hoje é a sede do município de Miguel Calmon, recebe a visita do missionário Pierce Chamberlain que é acolhido na residência do coronel Serafim Barreto e a obra do Senhor em solo calmonense se amplia.

Os missionários Reverendos Wadel, Mac Call e Alexander Reese dão suporte a esse trabalho evangelístico.

A semente lançada germinou, cresceu e frutificou e no dia 05 de março de 1911 a comunidade dos salvos foi eclesiasticamente organizada e entregue aos cuidados pastorais do Rev. Manoel Antônio da Silva.

Na ocasião, foram eleitos os três primeiros presbíteros: Jerônimo José de Oliveira, da congregação pioneira de Brejo Grande, o coronel Serafim Barreto e Francisco Baldoino de Miranda.

Substituiu oi Rev. Manoel Antônio, no pastorado, em 1922, o Rev. Sebastião Gomes do Nascimento e depois o Rev. Otacílio Alcântara, que com a participação de sua esposa, a professora Yandira Alcântara, teve aqui um abençoado ministério de 25 anos, no período de 1936 a 1961.

Graças ao seu exemplo e a sua participação ativa, exerceu grande influência fia na cidade: Nataniel Rubem Ribeiro Gonçalves (evangelista), João José de Vasconcelos, Josias da Silva Primo, Derval Ribeiro de Moura, Vanderny Moreira Vasconcelos, Ricardo Pereira de Souza, José Martins de Arantes, Ronaldo Carvalho Lopes, Milton César Oliveira da Silva, Elioenai Ferreira Pinto Bandeira, Ailton Teixeira dos Santos, Marcelo Rezende Desiderio e, Atualmente, o Rev. Josinaldo Martins Lopes. Além destes assistiram a Igreja em várias ocasiões os seguintes pastores: Edmundo Isidoro dos Santos, Iraildo Gomes, Josias Freitas Nunes, Jerônimo Rocha e Abel Ferreira Campos para direcionar melhor as sua atividades a Igreja cona com a participação das seguintes sociedades internas: SAF, UPH, UPA e UCP. A Igreja Presbiteriana em Miguel Calmon possui oito Congregações, a saber: Betel, Brejo Grande, Faísca, França, Itapura , Laginha, Mucambo e Urubu.

Em 2011, quando a Igreja tem o privilégio de comemorar o seu centenário, pode a semelhança do salmista, declarar: “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres.”  

veja também