Igrejas conclamam à virtude na Semana de Oração pela Unidade

Igrejas conclamam à virtude na Semana de Oração pela Unidade

Atualizado: Quinta-feira, 27 Janeiro de 2011 as 12:06

Na abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na terça-feira, 18, o bispo auxiliar de Havana, Juan de Dios Hernández, que para compreender melhor a grandeza e profundidade dos planos de Deus é preciso “limpar nossos olhares e mais honestos em nossos corações, ser pessoas virtuosas e amar como Jesus ensinou”.

Hernádez foi o pregador da celebração que abriu a Semana, em culto reunido na Primeira Igreja Presbiteriana Reformada da capital. “Hoje faltam testemunhas que vivam a virtude com a necessária perseverança em meio a tantas dificuldades”, proclamou. Para que Deus não seja um conceito e a unidade não seja demagogia, precisa-se de testemunhas que a tornem visível, agregou.

O templo estava lotado de evangélicos, protestantes e católicos. O pastor Héctor Méndez, da igreja local, deu as boas-vindas e convidou os presentes a celebrarem e louvar a Deus num espírito único. Ele agradeceu a presença de personalidades, entre elas o núncio apostólico, monsenhor Angelo Beccu, e o presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (Cic), pastor Marcial Miguel Hernández.

A preparação do material litúrgico e bíblico para a celebração da Semana é coordenada, desde 1968, pela Comissão de Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em conjunto com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica.

Este ano, a semana foi inspirada na experiência das igrejas de Jerusalém, adotando o tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na partilha do pão e na oração”. No hemisfério Norte, a Semana é realizada, costumeiramente, em janeiro, enquanto no Sul ela ocorre em torno de Pentecostes.  

veja também