Igrejas em Boa Vista participam do conselho anti drogas

Igrejas em Boa Vista participam do conselho anti drogas

Atualizado: Quinta-feira, 3 Fevereiro de 2011 as 9:35

O município de Boa Vista já conta com um Conselho Municipal Antidrogas (Comad), implantado nesta terça-feira (1º) pela Prefeitura de Boa Vista e instituições parceiras. O objetivo do Conselho é coordenar e fiscalizar ações para a melhoria das condições de tratamento aos dependentes de substâncias psicoativas.

O Conselho encaminhará ao prefeito Iradilson Sampaio a proposta de minuta de Projeto de Lei, revogando a Lei Municipal Nº. 573/2001, de 10 de setembro de 2001, para fins de adequação ao que preconiza a vigente Política Nacional Sobre Drogas. A intenção é que o Prefeito encaminhe a minuta como Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores para que seja transformada em Lei Municipal.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Jane Benedetti, o Município está empenhado em buscar melhorias para o trabalho de prevenção às drogas. “O Conselho será fundamental para buscar recursos federais e de outros órgãos que ajudem a melhorar a nossa estrutura e condições de trabalho nas ações de prevenção ao uso das drogas”, ressalta.

O Conselho é formado por representantes da Câmara de Boa Vista, da Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, das Igrejas Evangélicas, dos profissionais da área de dependência química, da Procuradoria Geral do Município e da Procuradoria da Justiça da Criança e do Adolescente, articulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio do Núcleo de Atendimento a Dependentes Químicos (NADQ).

NADQ – O Núcleo desenvolve atividades educativas, preventivas e atendimento psicossocial ao dependente químico, buscando motivá-lo a entrar no processo de recuperação e auxilia na superação do vício, beneficiando pessoas e famílias que se encontram em situação dependência de substâncias psicoativas, visto que a dependência química é um dos maiores problemas da saúde pública, merecendo deste modo uma atenção especial.

O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional que atua junto à pessoa e à família, realizando encontros de mútua ajuda, grupos terapêuticos, atendimentos técnicos especializados, encaminhamentos à internação, encaminhamentos à rede de saúde e acompanhamento personalizado e em grupo à família.

As reuniões com os grupos de usuários são feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 8h e às 10h e das 14h às 16h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SMDS), que fica na avenida Nossa Senhora da Consolata, 181, São Pedro. Com as famílias, as reuniões acontecem às quintas-feiras, no mesmo local e horário.

Em 2010, mais de 4.112 atendimentos foram realizados pelo Núcleo de Apoio ao Dependente Químico (NADQ), mantido pela Prefeitura de Boa Vista. Deste número, 1.541 foram participantes de palestras sobre a prevenção e tratamento contra drogas, 155 pessoas foram beneficiadas com visitas domiciliares e 974 pessoas participaram das reuniões de mútua ajuda.

veja também