Igrejas lançam "Campanha da Fraternidade 2010"

Igrejas lançam "Campanha da Fraternidade 2010"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

A Campanha da Fraternidade 2010, lançada na terça-feira, 17, por um conjunto de igrejas cristãs, colocou na mira a economia e o capitalismo. Apesar de afirmarem que não estão propondo um novo modelo econômico, representantes das igrejas criticaram a acumulação de capital e os grandes negócios. Com o tema ''Economia e Vida: Vocês Não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro'', a campanha será patrocinada não apenas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas pelas igrejas Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida. ''A campanha pretende nos ajudar a reconhecer nossa omissão em relação à injustiça social que causa exclusão e miséria'', disse o reverendo Luiz Alberto Barbosa, secretário-geral do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil.

Questionados sobre qual seria o modelo de economia mais solidário, já que a própria Igreja Católica hoje é proprietária de bancos e outros negócios, o representante da CNBB, d. José Alberto Moura, presidente da comissão de ecumenismo, afirmou que ''a economia não é algo do diabo''. ''É o modo de usá-la que está em questão. Não criticamos uma ou outra pessoa, mas uma mentalidade de concentração de renda'', disse.

O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, destacou que a campanha deve ser, antes de tudo, um apelo à solidariedade dos cristãos. Ele criticou a Teologia da Prosperidade, defendida por grupos evangélicos que dão ênfase ao dinheiro, ensinando que os fiéis devem desfrutar de boa situação financeira. ''A Teologia da Prosperidade é o oposto do que propõe a campanha''.

Segundo o cardeal, ''a idolatria do dinheiro sacrifica valores éticos, como a partilha dos bens, que devem servir tanto às pessoas como aos países, em defesa da vida na Terra''. Ontem, na Igreja da Sé, ele apelou à generosidade dos católicos, ao pedir que contribuam para ajudar o Haiti.

No Rio Grande do Norte, a campanha será lançada pela Igreja Católica no dia 5 de março com uma celebração na Catedral Metropolitana. O coordenador é o padre Campos. Para ele, a economia não deve visar somente o lucro em detrimento do bem-estar das pessoas. ''Cada pessoa deve perguntar se o seu deus é Deus ou se o seu Deus é o dinheiro. Sobre a riqueza da Igreja Católica, o padre Campos disse: ''O que temos de riqueza não pertence a pessoas, mas ao patrimônio da humanidade''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições