Igrejas voltam a ter cultos com agendamento e limitação de pessoas no Espírito Santo

Na Igreja Fonte de Vida, em Vitória, as reuniões acontecem com limitação de 150 pessoas por culto.

fonte: Guiame, com informações da Tribuna Online

Atualizado: Quarta-feira, 29 Abril de 2020 as 9:38

Culto na Igreja Fonte de Vida, Espírito Santo. (Foto: Reprodução/Facebook)
Culto na Igreja Fonte de Vida, Espírito Santo. (Foto: Reprodução/Facebook)

O novo coronavírus alterou a rotina nas igrejas, que passaram a ter suas celebrações online. Agora, mais de um mês desde que a quarentena foi imposta, instituições voltam a funcionar de forma presencial, mas com mudanças, como, por exemplo, celebrações em que fiéis precisam fazer agendamento para participar.

Na Igreja Fonte de Vida, em Vitória (ES), os cultos acontecem e a limitação é de 150 pessoas por culto. Cada membro deve fazer agendamento através do aplicativo da igreja, além de manter um distanciamento de um metro e meio.

“Nós pedimos que os membros cheguem e lavem as mãos. Há auxiliares que oferecem álcool para cada pessoa. A cada culto, a igreja é toda higienizada”, informou a administração da igreja.

A orientação da igreja é que só participem quem não faz parte do grupo de risco.

Na igreja Ministério Internacional da Aliança, que fica em Vila Velha, os cultos são realizados com no máximo 50 pessoas, que devem manter a distância recomendada pelas autoridades de saúde.

Já a Igreja Mundial do Poder de Deus, em Vitória, aumentou a quantidade de cultos ao longo do dia e a orientação é que, em uma mesma fileira, só sentem dois membros por vez, além da obrigação do uso de máscaras.

A Igreja Evangélica Missionária, em Baixo Guandu, Noroeste do Estado, começou a ter cultos de maneira diferente, o culto drive-in, em que os membros podem acompanhar a celebração de dentro do carro, em frente à igreja.

“Os membros sentem muita saudade de estar em comunhão, de estar juntos. A gente percebe que é a sustentação da igreja”, explicou o pastor Wudson Gete.

Os fiéis foram recomendados a não sair dos carros e que em cada veículo só estivessem pessoas que moram na mesma casa.

Na capital, o culto drive-in vai ser realizado pela primeira vez na Igreja Evangélica Batista de Vitória. No próximo domingo, os fiéis poderão acompanhar o culto dentro dos carros, no estacionamento da igreja.

“A entrada é livre, mas de acordo com a capacidade do estacionamento e as orientações de higienização. Não será permitido participar do culto fora do carro. A igreja disponibiliza suporte emergencial no ambulatório, e, neste caso, deve-se solicitar a equipe de apoio”, disse o pastor Deivisson Brito.

Algumas igrejas seguem com celebrações online, como a Igreja Cristã Maranata e Igreja Católica.

veja também