Imprensa gaúcha destaca longevidade adventista

Imprensa gaúcha destaca longevidade adventista

Atualizado: Quinta-feira, 10 Março de 2011 as 9:51

O jornal Diário Gaúcho (DG), do grupo RBS, destacou a longevidade adventista em uma reportagem de página inteira na editoria Geral desta quarta-feira, 09. O periódico, um dos dez mais lidos do País e um dos cinco de maior circulação no gênero popular em território nacional, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), entrevistou a adventista Júlia Feix Pereira, moradora do bairro Vila Farrapos, na capital gaúcha.

A centenária aparece ao centro da matéria em uma foto cuja legenda ressalta o hábito diário da leitura da Bíblia. Abaixo, outra imagem mostra a "vovó" com a família, que já contabiliza 31 netos, 66 bisnetos e 36 trinetos. "Adventista, Júlia passa os dias lendo a Bíblia. Também canta hinos da igreja e assiste a filmes", diz o jornal. A repórter pergunta, ainda, ao longo do texto qual é o segredo da longevidade.  "As filhas arriscam dizer que o zelo com que Júlia é cuidada e a boa alimentação contribuem muito", escreve. A saúde de dona Júlia permite certa liberdade em relação ao cardápio, como doces e biscoitos. "Rapadura, bombons, bolacha, polenta, caldinho de feijão de cor e o ovo quente de todos os dias são algumas das delícias que a centenária gosta de comer".

O jornal Comtexto, periódico de divulgação oficial da Igreja Adventista na região central do Rio Grande do Sul já havia publicado uma reportagem sobre o assunto em 2010, por ocasião de sua 4a edição, além de uma matéria sobre o tema publicada no portal da ACSR em novembro do mesmo ano.

Pioneira - A gaúcha Julia Feix Pereira é uma testemunha ocular da história adventista no Rio Grande do Sul. A pioneira, de 107 anos de idade, foi batizada há 86 anos por José Amador dos Reis, o primeiro pastor adventista ordenado no Brasil. Conforme atestam seus documentos pessoais (certidão de casamento, RG e CIC), ela nasceu em 19 de outubro de 1903, ano anterior à oficialização da primeira Associação Adventista do Brasil, (a Associação Sul-Riograndense) estabelecida no Rio Grande do Sul.  Quem visita a casa de dona Júlia, uma moradia simples, localizada num dos bairros da capital, encontra a senhora centenária com um cântico nos lábios. Mesmo com a voz um pouco trêmula ela enche os pulmões e entoa hinos tradicionais, boa parte deles memorizados, a  exemplo de "Jesus me Remiu".

Longevidade adventista - Reportagens sobre longevidade publicadas nos últimos anos (a exemplo de uma veiculada pela National  Geographic Brasil - edição de novembro de 2005 -, cuja matéria de capa recebeu o título "Os segredos da longa vida"), destacaram grupos espalhados pelo mundo que vivem bem acima da média, a exemplo dos adventistas de Loma Linda, na Califórnia, entre os quais há vários centenários. Os pesquisadores atribuem essa longevidade, entre outras coisas, a hábitos alimentares saudáveis cultivados por essas comunidades. Mas outro aspecto destacado é a fé, já que a religião, no caso desse grupo em especial, os leva a cultivar bons relacionamentos e a praticar um estilo de vida saudável.

veja também