Inclusão de deficientes físicos nas igrejas

Inclusão de deficientes físicos nas igrejas

Atualizado: Segunda-feira, 11 Outubro de 2010 as 9:54

Em 1992 foi instituído o dia 3 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico, para que as pessoas pudessem se conscientizar, comprometer e elaborar programas de ação para modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo.

O Estado de São Paulo lembra esse dia hoje e a equipe do CPAD News elaborou uma reportagem mostrando o trabalho de algumas igrejas e ministérios dos EUA para integrar o deficiente na igreja.

O ministério Livability incentiva as igrejas a celebrar o nascimento de Cristo neste ano de uma forma que inclui os membros com alguma deficiência.

O gerente da caridade legados, Alastair Emblem, disse que muitas pessoas com deficiência se sentem marginalizadas. "Como Igreja, não estamos conseguindo olhar para as habilidades, às vezes, olhamos mais para a deficiência. Mas independente da deficiência, todos devem se envolver nos trabalhos da igreja".

Alastair Emblem foi um dos desenvolvedores do programa de Longevidade e do DVD. Nele é possível encontrar conselhos de como as igrejas podem contar a história de Natal de uma forma que envia mensagens positivas sobre pessoas com deficiência.

O DVD apresenta um curta-metragem contando a história de Andy, um homem com deficiência apoiada pela Livability e como supera a adversidade.

O pacote inclui ideias de serviço, cartazes promocionais, orações e ideias de angariação de fundos. E as igrejas estão sendo incentivadas a mostrá-lo durante as reuniões.

John Chamberlain, diretor de marketing e captação de recursos da Livability, disse que a deficiência é muitas vezes uma questão esquecida. "É uma espécie de direito a pobreza, uma pobreza de oportunidades e capacitação para deficientes físicos. Mas através do projeto podemos estender a mão a essas pessoas vulneráveis”.

veja também