Individualismo x Relacionamento em comunidade

Individualismo x Relacionamento em comunidade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
união - comunhãoLeitura Bíblica: Atos 2.42-47
 
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros (Hb 10.25a).
 
Ao convidar uma vizinha para participar do culto em minha comunidade cristã, recebi a seguinte resposta: “Não costumo ir à igreja, mas leio a minha Bíblia em casa”. Infelizmente, parece-me que ela não é a única a viver desta maneira. Conforme o versículo em destaque, percebemos que esta postura já existia quando a carta aos Hebreus foi escrita. De lá para cá esse hábito intensificou-se ainda mais. Contudo, somos exortados a não nos acostumarmos a essa realidade, mas a continuar a reunir-nos como igreja.
 
O texto indicado para leitura nos fala da maneira como viviam os primeiros cristãos. O relacionamento entre eles era muito intenso: “Mantinham-se unidos e tinham tudo em comum” (v 44). Não era algo forçado, pois faziam tudo com alegria e sinceridade de coração. Certamente eles concordavam com o rei Davi: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Sl 133.1).
 
Infelizmente vivemos num tempo no qual o individualismo é vivenciado com muito mais intensidade do que o relacionamento interpessoal. Isso acontece até mesmo com muitos cristãos. É como diz o ditado: “Cada um por si, Deus por todos”. Contudo, desse individualismo resulta solidão, e esta geralmente traz sofrimento.
 
É verdade que nossa época é bem diferente dos tempos bíblicos, mas o ser humano continua sendo o mesmo e a interação com outros ainda é uma necessidade básica. Por isso, quero motivá-lo, para o seu próprio bem e para a sua felicidade, a não negligenciar esta área de sua vida. Assim como os primeiros cristãos, você precisa conviver com outras pessoas que compartilham a mesma fé. Deixe o comodismo, saia de sua casa e procure outros seguidores de Jesus. Se a Palavra de Deus nos ordena a viver em comunidade e unidos, é por ser essencial para nossa vida. – MP
 
Ser cristão implica a busca de relacionamentos saudáveis com as pessoas e com Deus.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições