Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista comemora 88 anos

Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista comemora 88 anos

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 12:41

O Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, com sua educação de qualidade, foco na excelência acadêmica e na inclusão social, comemora em março 88 anos de atuação na Capital. Para celebrar, o Centro Universitário Metodista, do IPA, lança ainda no primeiro semestre de 2011 a campanha pela paz: “IPA contra a violência”.

O objetivo é promover a educação em Direitos Humanos como meio de fomentar e manter a paz, fortalecer o respeito à dignidade humana, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais e promover a reflexão e o debate acadêmico sobre respeito à diversidade. A primeira atividade está programada para 30 de março com uma palestra do rapper e ativista social, criador da organização não-governamental Central Única das Favelas (CUFA), MV Bill.

Além de promover a reflexão e afirmar os princípios de respeito ao outro, da solidariedade e da tolerância, o IPA desenvolve ações voltadas para a comunidade por meio do ensino e de projetos de extensão. Um exemplo é o atendimento realizado pelas Clínicas Integradas, atualmente situada na Unidade Dona Leonor (Rua Don Leonor, 340), no bairro Rio Branco. A atividade permite aos estudantes de Saúde praticar o conhecimento teórico com a prestação de serviço à população carente, com foco nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Psicologia e Enfermagem. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3331-7720, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Atualmente com 30 cursos de graduação, o Centro Universitário Metodista, do IPA, tem a maioria de seu quadro docente formada por mestres ou doutores. Com estrutura diferenciada, o IPA oferece aos seus alunos laboratórios nas áreas de Saúde, Moda, Comunicação, Arquitetura e Engenharias, entre outras.

Nos campos de pesquisa e pós-graduação, a instituição conta com o Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão e o Mestrado Acadêmico em Biociências e Reabilitação, além de 14 especializações nas áreas de Direito, Engenharia, Educação, Comunicação, Administração, Economia e Saúde.

Histórico

Fundado pela Igreja Metodista Episcopal do Sul dos Estados Unidos em 1923, o Instituto Porto Alegre era inicialmente mantenedor do Instituto Porto Alegre College, uma das escolas mais antigas da capital, em um sobrado na esquina das ruas Marechal Floriano e Salgado Filho. No ano seguinte, a instituição mudou de endereço e foi transferida para o conhecido “morro milenar” (bairro Rio Branco), onde está localizada até hoje na Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80. No período de 1935 a 1942, o Colégio teve uma grande expansão com a construção de novos prédios. A instituição também oferecia um curso bíblico que colaborou na formação de muitos pastores da Igreja Metodista.

Na década de 1970, com a aula inaugural da Escola Superior de Educação Física (ESEF) o IPA deu início à sua trajetória na educação superior. No ano de 1971, iniciou o ensino superior na instituição tendo como primeiro curso a Educação Física. Em 2003, as Séries Iniciais e o Ensino Fundamental do antigo Colégio IPA foram integrados ao Colégio Metodista Americano e, em 2004, o IPA passou a abrigar apenas cursos de graduação. Até o ano de 2003 a instituição contava com nove cursos de graduação. Em 2004 o Centro Universitário Metodista foi marcado pela maior expansão de toda a sua história, com a aquisição do curso de Direito e a abertura de diversos novos cursos. Atualmente, o Centro Universitário Metodista conta com 30 cursos de graduação, 14 cursos de pós-graduação e dois mestrados.

O Centro universitário Metodista, do IPA, compõe juntamente com o Colégio Metodista Americano, de Porto Alegre, o Colégio Metodista Centenário, de Santa Maria, o Colégio Metodista União, de Uruguaiana, e a Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) a Rede Metodista de Educação do Sul.

veja também