Instituto Presbiteriano Mackenzie apoia campanha contra o câncer de Mama

Instituto Presbiteriano Mackenzie apoia campanha contra o câncer de Mama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Em comemoração ao mês mundial de conscientização sobre a doença, no dia 09 de outubro, Avon Contra o Câncer de Mama se une à programação do Dia do Voluntário da Universidade Mackenzie no Outubro Rosa e mobiliza São Paulo pela causa da detecção precoce. Universidade Mackenzie, Instituto Avon e parceiros na causa entram em ação em prol da saúde e bem-estar das mulheres com uma mensagem que salva vidas: câncer de mama tem cura e descobrir cedo é fundamental. A concentração será na Universidade, Avenida Consolação, nº 911, a partir das 10 horas.

  Próximo da praça de alimentação haverá um estande no qual um médico voluntário da Santa Casa irá tirar dúvidas sobre a doença, uma mama amiga (espécie de prótese de silicone que simula os vários estágios da doença) para auxiliar no ensino das técnicas do autoexame, e funcionários da academia do Mackenzie para estimular a prática de atividades físicas como forma de prevenção.

  E não para por aí. Revendedoras autônomas Avon e parceiros aproveitarão o grande movimento do local e distribuirão leques e flyers com informações sobre o que toda mulher precisa saber a respeito do câncer de mama para proteger a própria vida e contribuir para compartilhar esta preciosa informação com outras mulheres. Programada para ser realizada entre as 10h e 18h, a expectativa é de que a atividade consiga conscientizar cerca de 500 pessoas.  

Apenas 55% das brasileiras acreditam que podem desenvolver câncer de mama. Essa é uma das conclusões da Pesquisa Instituto Avon/Ipsos Percepções sobre o Câncer de Mama - mitos e verdades em relação à doença. Quando uma mulher acha que não corre o risco de desenvolver câncer de mama, ela acaba baixando a guarda dos cuidados necessários para a detecção precoce da doença: a realização concomitante de mamografia e exame clínico das mamas.

  “Estamos muito orgulhosos das conquistas alcançadas pelo Instituto Avon com o apoio das mais de 1,1 milhão de revendedoras autônomas da marca em todo o País. Nos últimos sete anos, já investimos R$ 25,9 milhões em projetos nacionais de saúde mamária, beneficiando quase 1,67 milhão de mulheres brasileiras”, diz o presidente da Avon Brasil.

  “Inauguramos dois centros hospitalares Instituto Avon – um em Barretos e outro em Salvador - doamos 25 mamógrafos e 22 aparelhos de ultrassom, contribuímos com a montagem de oito unidades móveis, dentre outras ações que possibilitaram a realização de aproximadamente 300 mil mamografias”, comemora.  

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), 49.240 novos casos de câncer de mama devem acometer as brasileiras em 2010. Trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano, porque elas ou não realizam ou demoram para fazer seus exames regularmente. É importante ressaltar que em 60% dos casos, quando detectada, a doença já está em estágio avançado. A dra. Rita Dardes, mastologista e diretora médica do Instituto Avon, destaca que, “se diagnosticado precocemente, as chances para a cura do câncer de mama são de 95%.” “E os principais aliados para descobrir a doença em estágio inicial são o exame clínico das mamas, mamografias e ultrassonografias de acordo com a orientação médica”, completa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições