Interior paulista realiza assembleia em clima de celebração

Interior paulista realiza assembleia em clima de celebração

Atualizado: Quarta-feira, 1 Dezembro de 2010 as 10:52

A região administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia conhecida como Associação Paulista Oeste, coordena e organiza os trabalhos de 280 congregações do interior paulista.

Todas essas igrejas e grupos estão espalhadas por 53% do território do Estado de São Paulo. A cada quatro anos, os adventistas do oeste paulista se reúnem para recapitular a história e planejar o futuro. Em 2010, a VII Assembleia Denominacional da Associação Paulista Oeste aconteceu em clima de celebração,  pela comemoração dos 21 anos da sede regional da igreja que está localizada na cidade de São José do Rio Preto. O Encontro aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro, em hotel da própria cidade sede e teve quase 300 participantes, que são chamados de delegados. Entre os delegados e convidados especiais estavam os representantes das igrejas e grupos, pastores, obreiros, líderes da igreja de todo o Estado de São Paulo e administradores das grandes instituições adventistas como a Rede Novo Tempo de Comunicação, a Casa Publicadora Brasileira e o Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Uma das tarefas de uma assembleia da igreja é avaliar o trabalho realizado pelos líderes eleitos no último período administrativo. Logo após a abertura do programa, o pastor Acílio Alves Filho, que é o Pastor Geral dos adventistas do oeste paulista, apresentou um relatório sobre as conquistas da igreja na região. Tanto o relatório impresso, como a apresentação oral e o vídeo-relatório foram preparados de forma temática, destacando o evangelismo integrado, e não apenas os avanços individuais de cada departamento. Os relatórios também foram produzidos em quantidade suficiente para atender não só os delegados e convidados, mas também todas as igrejas e grupos do Campo, que dedicarão um tempo no próximo sábado para celebrar localmente os avanços da Obra nesta região.

Na sequencia da apresentação do relatório, os microfones do plenário foram abertos para as observações. O diretor geral da Rede Novo Tempo de Comunicação, pastor Antonio Tostes, foi o primeiro a saudar a Associação Paulista Oeste pelo empenho na implantação de retransmissoras de TV, que já alcançam 53 municípios da região, pela modernização da emissora de rádio localizada em São José do Rio Preto e pela participação do campo na programação jornalística da Novo Tempo. A segunda manifestação pública foi do Dr. Aliomar da Silva, membro da Igreja Adventista Central de São Carlos, que destacou o trabalho integrado da equipe da Paulista Oeste e o formato unificado dos relatórios. O pastor presidente da Associação Paulista Central, Oliveiros Ferreira também se dirigiu  ao plenário, manifestando o apoio da liderança do campo-irmão ao desafio superado pela Paulista Oeste de construir uma sede administrativa definitiva. Na sequencia, mais manifestações de apoio foram apresentadas por pastores e membros da igreja.

Batismo e nomeações

Outro grande momento da VII Assembleia da Associação Paulista Oeste foi o batismo de uma família, realizado pelo pastor Domingos José de Sousa, presidente da igreja em todo o Estado de São Paulo. A cerimônia aconteceu no tanque batismal construído no jardim central da nova sede da Paulista Oeste. A família conheceu a igreja e recebeu estudos bíblicos após o pai pedir emprego na construção da sede adventista. O tanque batismal construído na nova sede deve voltar a ser usado já nos próximos dias, para o batismo de mais operários que participaram de uma classe bíblica nos cultos matinais durante o período de construção.

De volta às reuniões da Assembleia a comissão de nomeações decidiu manter toda a equipe administrativa formada pelos pastores Acílio Alves Filho e Carlos Roberto Alvarenga, respectivamente presidente e secretário e pelo tesoureiro Kemuel Ebinger. Também foram reeleitos os diretores de departamentos, Amarildo Martins (Educação), Daniel Tavares (Escola Sabatina e Ministério Pessoal), Lisandro Staut (Comunicação e Relações Públicas), Mauro Cardoso (Mordomia Cristã e Ministério da Família), Paulo Reis (Ministério Jovem), Roberto Motta (Evangelismo), Roberto Urel (Secretário da Associação Ministerial), Romualdo Larroca (Publicações) e Tania Mara Garcia Alves (Ministério da Mulher, Ministério da Criança e do Adolescente e AFAM).

Entre os projetos da Paulista Oeste para os próximos anos estão a implantação de 30 novas igrejas, a instalação da TV Novo Tempo em mais 50 municípios, a conclusão do novo Colégio Adventista de Ribeirão Preto e o envolvimento de mais adventistas na missão evangelística, alcançando um batismo para cada três membros.

Por Lisandro Staut

veja também