Intimidade, submissão e aprendizado

Intimidade, submissão e aprendizado

Atualizado: Segunda-feira, 5 Agosto de 2013 as 2:22

amigos de JesusQuais são aqueles que suportam caminhar mais próximo de seus mestres? Será que o preço da intimidade com Deus também exige a capacidade de suportar ser contrariado? 
 
Jesus escolheu algumas pessoas para caminhar mais próximo dele, e outras simplesmente permitiu que se aproximassem, mesmo sabendo que isso era um grande desafio pra elas.
Em muitos momentos não suportavam a pressão, o sacrifício, as ameaças, e até mesmo algumas duras palavras de Jesus. Ainda assim Cristo não se moldava a expectativa de seus amigos. Ele era integralmente fiel ao propósito pelo nasceu e obediente ao seu eterno Pai. Ele era integro, inteiro e autêntico. Tanto para alimentar seus discípulos e ensina-los, quanto para exorta-los sempre que era preciso.
 
"Estas coisas falou Jesus quando ensinava na sinagoga em Cafarnaum. Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
Mas, sabendo Jesus em si mesmo que murmuravam disto os seus discípulos, disse-lhes: Isto vos escandaliza?
Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Mas há alguns de vós que não crêem. 
Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. 
Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós?
Tu tens as palavras da vida eterna." Jo 6:60-68
 
Jesus não temia caminhar sozinho. Ele sabia que os que fossem capazes de suportar a VERDADE permaneceriam no CAMINHO.
 
Hoje muitos são atraídos para o evangelho pelas bençãos e benefícios. E quando chegam não querem ser contrariados. Mudando de igreja em igreja alimentando a ilusão de quem um dia irão encontrar um lugar ideal, um líder ideal, ou alguém que em um toque da mágica transforme suas vidas. 
 
Por outro lado, caminhar com Cristo era saber que ali estava o poder de Deus embalado na mais pura fragilidade humana.
 
Ele sentia fome, sentia dores, se entristecia, se decepcionava, se irava e mesmo sabendo que seus pensamentos eram muito mais altos que o daqueles que estavam ao seu redor, ainda assim com paciência tentava encontrar uma linguagem que os fizesse compreender seus mistérios.
 
Muitos hoje não sabem lidar com suas lideranças e sua humanidade. E quando encontram alguém que manifesta extraordinariamente o poder de Deus ou simplesmente são usados para instruir e consolar através da Palavra de Deus, se tornam dependentes como fãs alienados, alimentando uma relação às vezes até um pouco infantil. Assim como crianças acham que seus pais não podem ter defeitos, alguns discípulos também agem assim com seus líderes. E na primeira falha aplicam um julgamento desleal, como se mentores não tivessem falhas ou simplesmente não pudessem contrariar suas atitudes. 
 
Ainda vejo alguns que se aproximam dizendo querer aprender e servir, mas no serviço se sentem "tão úteis" à igreja ou tão importantes para o ministério que já não aceitam mais ensinamento algum.
 
Já parou pra pensar que Deus escolheu o lugar onde você está para te aprimorar? 
 
Não estou falando aqui de falha de ordem moral ou defeitos de caráter. Estou falando de conflitos do dia a dia no aprendizado da convivência, no exercício da comunicação ou simplesmente nas divergências de opinião. 
 
Aprender a concordar é aprender a andar junto. Sem acordo não há comunhão. E ninguém chega em lugar nenhum sozinho.
 
Se você decidiu caminhar onde está mantenha-se submisso à missão que escolheu. Autoridades instituídas por Deus são acompanhadas por respeito e honra. Estando você com vontade ou não de fazer isso. Nunca fale mal do lugar onde você está, você escolheu estar aí. Seja sincero e verdadeiro com suas escolhas e resolva suas questões diretamente com aqueles que não tolera.
 
"Se a ira de uma autoridade se levantar contra você, não abandone o seu posto; a tranqüilidade evita grandes erros.
Nem em pensamento insulte o rei! Nem mesmo em seu quarto amaldiçoe o rico! Porque uma ave do céu poderá levar suas palavras... " Eclesiastes 10.4 e 20
 
Deus conhece os seus pensamentos. E Ele quer que eles sejam bons para o seu bem.
 
Saiba pedir ajuda ao invés de reclamar que ninguém te ajuda. 
Dedique-se a demonstrar gratidão aos que te ensinaram e aos que transmitem Palavras de vida eterna. 
Sirva sem esperar nada em troca e faça como para Deus, porque Ele te recompensará. 
Expresse suas queixas com amor para melhor servir, se esse de fato é seu desejo, não distribua comentários ou maus olhares de murmuração para que no final não seja desaprovado por Deus.
Conserve o seu interior com a consciência de que ninguém é perfeito. Inclusive você!
 
"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos." Colossenses 3:13-15
 
Seja sempre a humildade de Cristo um modelo para nós.
 
" Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Filipenses 2:3-9
 
Que o mestre do amor nos aperfeiçoe, para a Glória do Seu nome.
 
 
- Bianca Toledo
 

veja também