Intolerância com a 'tolerância'

Intolerância com a 'tolerância'

Atualizado: Quarta-feira, 21 Agosto de 2013 as 7:54

intolerânciaSe há um conceito que tem estado na moda e que tem sido, ao mesmo tempo, tão mal compreendido em nossos dias, esse é o conceito de 'tolerância'. Aliás, confesso que tenho sido intolerante com esse conceito desvirtuado de 'tolerância' que a sociedade atual tem tentado nos impor.
 
Hoje, o mundo contemporâneo entende o 'ser tolerante' não apenas como o ato de 'respeitar' aqueles que pensam diferente, mas também entende o 'ser tolerante' (equivocadamente) como 'ter que afirmar a validade da ideia do outro'. 
 
Ora, nenhum cristão em sã consciência pode afirmar a validade de uma determinada ideia, principalmente se esta for contrária à moral bíblica, sem que tenha de renunciar a suas próprias crenças, valores e convicções cristãs. Eu devo 'tolerar' que alguém pense diferentemente de mim no sentido de aceitar que as pessoas têm o direito de pensar da forma como quiserem, mas ao mesmo tempo, posso (e, muitas vezes, devo) considerar suas ideias e pensamentos errôneos. 
 
'Tolerar' não significa necessariamente ter que 'concordar' com o outro e com o seu pensamento. Eu 'tolero', por exemplo, que alguém seja homossexual, no sentido de conceber o direito que essa pessoa tem de pensar e agir como tal, mas jamais afirmarei a validade de tal comportamento. 
 
Que Deus nos ajude a tolerar e a respeitar o nosso próximo sempre, desde que isso não signifique 'sacrificar' os nossos valores e a nossa ideologia cristã. 'Tolerar', sempre! 'Renunciar' aos valores cristãos, jamais!".
 
 
- Carlos Augusto Vailatti
 

veja também