Irmãos coragem

Irmãos coragem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Os rabinos são intérpretes da Lei. Sua ocupação é discernir como viver a vontade de Deus expressa na Lei. Por esta razão têm autoridade para proibir e permitir, dizer o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve ser feito para que a Lei seja cumprida. O conjunto de permissões e proibições de um rabino consiste no "jugo do rabino". Todo rabino tem um jugo, que seus discípulos assumem como a melhor maneira de cumprir a Lei. Todo rabino ensina sob o jugo de outro rabino. Até que apareça algum rabino que afirme ter seu próprio jugo, independentemente do jugo dos rabinos mais antigos. Para ganhar autoridade de ter seu próprio jugo, o novo rabino deve ser autorizado por pelo menos dois rabinos reconhecidos pela comunidade de rabinos. Quando um novo rabino ganha autorização para ter seu próprio jugo, é dito que ele ganhou "as chaves do reino", e agora está apto para permitir e proibir, ou "ligar e desligar na terra e no céu", isto é, dizer o que deve e o que não deve, o que pode e o que não pode ser feito por quem deseja cumprir a Lei.

Jesus entrou em cena sob o testemunho de João Batista, e sobre ele se materializou o Espírito Santo na forma corpórea de uma pomba, seguida da voz dos céus: "Este é meu Filho amado, ouçam o que ele diz". Dessa maneira, Jesus recebeu autorização de duas fontes de autoridade para ter seu próprio jugo, isto é, recebeu "as chaves do reino" e autoridade para "ligar e desligar", e desde então passou a ensinar dizendo: "Ouvistes o que foi dito, eu, porém, vos digo". Convidava pessoas para que se submetessem ao seu conjunto de permissões e proibições dizendo: "Meu jugo é suave e meu fardo é leve". Ao final de seu ministério terreno disse a Pedro, que representava a igreja, a comunidade dos discípulos de Jesus: "Dou a vocês as chaves do reino", e assim transferiu à sua igreja a autoridade para ligar e desligar, proibir e permitir.

Os apóstolos compreenderam isso e utilizaram essa prerrogativa em Atos 15, quando decidiram aliviar o jugo que pesava sobre os ombros dos novos cristãos, decidindo que estavam livres de cumprir a Lei de Moisés, devendo observar apenas três ou quatro regras. Em 1Coríntios 7 o apóstolo Paulo também usou "as chaves do reino" para legislar a respeito do divórcio. No tempo de Jesus os rabinos que seguiam Hilel acreditavam que se podia divorciar por qualquer motivo, enquanto os discípulos de Shamai admitiam o divórcio somente em caso de imoralidade sexual. Jesus concordou com Shamai. Mas o apóstolo Paulo acrescentou mais um motivo legítimo para o divórcio: o abandono pelo descrente por motivo da fé de seu cônjuge convertido.

As comunidades cristãs têm nas mãos as "chaves do reino", isto é, têm o direito e o dever de avaliar o jugo que se deve impor aos discípulos cristãos em cada contexto sócio-cultural aonde chega o evangelho. Toda comunidade cristã deve ter a coragem de afirmar "pareceu bem a nós e ao Espírito Santo não lhes impor nada além das seguintes exigências...".

O livro de atos dos Apóstolos é uma ótima referencia para quem deseja perceber o desenvolvimento do jugo de Jesus na comunidade de seus primeiros seguidores. Os primeiros cristãos tinham não apenas a responsabilidade de ensinar, como também de atualizar o jugo de Jesus, para que no caminho do discipulado de Jesus ninguém levasse peso maior ou menor que o necessário. Ler o livro dos Atos dos Apóstolos, para alguns significa se livrar de pesos e excessos, para outros implica assumir compromissos mais radicais. É preciso ter coragem para ler o livro dos Atos dos Apóstolos. Depois, é preciso ter muita coragem para tomar sobre si o jugo de Jesus. Finalmente, é preciso mais coragem ainda para ensinar e atualizar o jugo de Jesus.

Ed René Kivitz   é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, escritor, conferencista e pastor da Igreja Batista de Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, tendo obras e pastorais publicados neste site:   www.ibab.com.br .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições