Israel lança trilhas e ciclovias para atrair mais turistas cristãos

Israel lança trilhas e ciclovias para atrair mais turistas cristãos

Atualizado: Terça-feira, 19 Abril de 2011 as 1:14

Israel espera atrair turistas cristãos com uma nova rota de peregrinação revelada esta semana na Galiléia. Uma rede de caminhos, estradas e ciclovias por locais onde Jesus andou com seus discípulos.

O desenvolvimento de sites ligados à história judaica tem sido uma prioridade para o Estado judeu. O caminho inaugurado por funcionários do Turismo israelense é uma homenagem ao número crescente de cristãos que viajam para o país nos últimos anos, ultrapassando os visitantes judeus.

Mais de dois terços dos 3,45 milhões de turistas que visitaram Israel no ano passado eram cristãos, o dobro do ano anterior, e cerca de 40% deles definiram-se como peregrinos religiosos, de acordo com o Ministério do Turismo Israel.

A trilha de 60 km ao norte de Israel passa pelo local onde Jesus multiplicou os pães e os peixes, e no monte onde ele fez seu Sermão da Montanha. E termina em Cafarnaum, às margens do Mar da Galiléia.

Estudiosos da Bíblia e repórteres fizeram uma caminhada inaugural na primeira seção da trilha, partindo de um ponto de vigia colina nos arredores de Nazaré, cidade natal de Jesus.

"Nós queremos realmente experimentar o que Jesus passou e as experiências do seu lado humano", disse Saul Vasquez, 22 anos, de Nova York, quando ele caminhou pela trilha.

A nova trilha inclui citações do Novo Testamento esculpidas em pedras ao longo do caminho, áreas sombreadas para descanso e áreas de piquenique. Os funcionários estão programados para abrir oficialmente a rota inteira no próximo mês após a instalação de sinais e impressão de mapas.

veja também