IURD de Alagoas promove atividade de inclusão de idosos

IURD de Alagoas promove atividade de inclusão de idosos

Atualizado: Terça-feira, 14 Setembro de 2010 as 3:55

Desenvolvido há cerca de cinco meses pela equipe de obras sociais da Igreja Universal do Reino de Deus de Alagoas, o projeto é coordenado pelo Pastor Saleno Cândido e a esposa dele Giane Cândido, sendo realizado aos domingos e quintas-feiras, sempre a partir das 14h, em um espaço adaptado no estacionamento interno da Catedral da Fé, em Maceió.

Entre as atividades, destaque para as palestras, que discutem temas de interesse da terceira idade; sessões de alongamento; ginástica aeróbica e dança, realizadas por professores de Educação Física e Fisioterapeutas, sempre com o auxílio de alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A aposentada, Maria Gedalva Farias, de 63 anos, é membro da Igreja Universal do Reino de Deus e, junto a um grupo de 50 pessoas, participa das atividades, que são promovidas para pessoas acima de 50 anos de idade. “Aqui, primeiro exercito minha fé e, depois, meu corpo”, declara. “Participo desde o início dessas atividades. Saio daqui renovada”, complementa a professora Terezinha Costa, de 62 anos, também participante do projeto.

De acordo com o pastor Cândido, o objetivo das atividades é elevar a autoestima dos participantes para que eles adquiram hábitos mais saudáveis e retomem a vontade de viver, muitas vezes perdida por conta da idade avançada. Ele explica que uma das maiores dificuldades encontradas para a execução do trabalho é a timidez: “Nas primeiras aulas, muitas alunas ficaram envergonhadas por terem que vestir roupas de ginástica. Elas se consideravam muito velhas para isso. Foi preciso minha esposa conversar com elas e convencê-las de que aquilo era normal”.

Questionado sobre a dificuldade em desenvolver um trabalho voltado para esse público, ele ressalta que, além de obedientes e aplicados, os idosos são “donos de uma experiência ímpar” e “as aulas são sempre muito ricas”. Ele também lembra que as atividades começam com uma oração e uma palavra de incentivo e terminam com um agradecimento a Deus.

Além das atividades voltadas para a terceira idade, a IURD de Alagoas desenvolve o projeto “A Gente da Comunidade”, um movimento social que promove a assistência social nas comunidades carentes de Maceió (AL), levando roupas, alimentos e a palavra de Deus para os mais necessitados.

A Catedral da Fé de Maceió fica localizada à Avenida Comendador Gustavo Paiva, 3.076, bairro de Mangabeiras.

veja também