IURD do Rio de Janeiro realiza o 1º Desafio Aquático

IURD do Rio de Janeiro realiza o 1º Desafio Aquático

Atualizado: Segunda-feira, 7 Junho de 2010 as 2:12

A Força Jovem da IURD do estado do Rio de Janeiro promoveu, no último dia 24, o 1º Desafio Aquático, que foi realizado no Parque Aquático Maria Lenk, local que sediou as competições de natação dos Jogos Panamericanos de 2007.

Cerca de 4 mil pessoas lotaram o local para acompanhar a competição, que contou com a apresentação de atletas paraolímpicos do Clube de Regatas Vasco da Gama, que mostraram habilidade e superação.

De acordo com o pastor responsável pelo trabalho, André Souza (foto ao lado, ao centro), o objetivo do evento foi mostrar para os jovens que não existem limitações para o poder da fé. "O esporte tem sido uma das maiores portas para que o jovem deixe a vida de criminalidade e vícios. Queremos mostrar para eles que é possível vencer a dificuldade, seja ela física ou espiritual, basta usar a fé em Deus", afirmou o pastor.

Além dos paraolímpicos, as equipes feminina, juvenil e júnior do nado sincronizado do Tijuca Tenis Clube deram um show com as performances dentro da água. Atletas de salto ornamental, da equipe do Clube de Regatas Vasco da Gama, também se apresentaram e impressionaram a plateia com os saltos de 5 e 10 metros de altura. O vice-campeão panamericano e 3º colocado no ranking mundial da categoria em 2010, César Castro, falou da importância de eventos que incentivem o esporte como uma boa alternativa para uma melhor expectativa de vida: "Quando resolvemos praticar esportes temos que nos entregar e nos dedicar. O esporte exige uma disciplina árdua e esse foco é um bom caminho para a recuperação de muitos jovens."

Para o estudante Paulo Roberto da Cruz, de 21 anos, o evento foi algo inovador. Ele conta que não esperava tanta animação e quando chegou se emocionou ao presenciar as apresentações: "Eu acompanhava essas modalidades pela tevê, mas ao assistir pessoalmente os saltos ornamentais e o nado sincronizado, fiquei maravilhado por tão grande habilidade dos atletas. E fiquei feliz por estar aqui, pois não esperava que houvesse tantas atrações interessantes. Realmente a Força Jovem está de parabéns pelo evento."

O medalhista Joarez Santos, ouro em Karatê no Pan de 2007, deu seu depoimento e pediu mais incentivo e investimento em esportes não tradicionais. Ele fez questão de revelar o segredo do sucesso: "Eu alcancei o ouro, mas minha maior conquista foi quando conheci Jesus por meio da Força Jovem. Esse é o meu maior prêmio, a salvação."

Os 37 competidores de nado livre enfrentaram seis fases classificatórias e os donos dos melhores tempos decidiram o pódio. Isac Oliveira foi o segundo colocado, seguido por Antenor Santos, o terceiro do pódio.

O grande vencedor do desafio foi o representante da região de Angra dos Reis, Bruno da Conceição, de 21 anos. Com 1,75 metro e 58 quilos, ele disparou na frente e alcançou o primeiro lugar. Mesmo com a vitória, não desprezou o valor dos adversários. "A vitória sempre é boa, e ter um único campeão é uma coisa relativa. Todos que completaram a prova sempre serão campeões", ressaltou.

Para finalizar, o pastor André realizou uma oração e entregou medalhas para todos os competidores. Ele também aproveitou para anunciar o próximo grande evento da Força Jovem Carioca, a 1º Copa Gospel, que está prevista para acontecer no mês de julho.

Por: Cinthia Meibach

veja também