IURD promove campanhas preventivas contra a Aids

IURD promove campanhas preventivas contra a Aids

Atualizado: Sexta-feira, 9 Abril de 2010 as 12

A Igreja Universal do Reino de Deus, em parceria com a organização não-governamental Novo Começo, organizou, recentemente, jornadas em várias tardes de sábados, em Johanesburgo (a maior cidade da Áfica do Sul e a quarta do continente) e suas redondezas, com campanhas de conscientização sobre o vírus HIV/Aids.

Num desses eventos, grupos de adolescentes da IURD de Dobsonville, no bairro de Soweto, e os voluntários do Centro de Ajuda Pare de Sofrer (CAPS) se reuniram num pátio de um shopping para distribuir camisinhas, enquanto os integrantes do Novo Começo realizavam testes de HIV e aconselhavam as pessoas.

A proposta principal desses encontros era conscientizar a população sobre os perigos quando o infectado não revela sua condição e fica com medo de lidar com a realidade. Mais de 60 mil preservativos já foram distribuídos ao longo desses eventos.

Sentir-se envergonhado, culpado e rejeitado por estar infectado pelo vírus HIV pode afetar dramaticamente a vida dos soropositivos. Essas reações são comuns entre as pessoas que sofrem com o estigma dessa doença, o que leva muitas a ter dificuldade para lidar com a pandemia.

O Centro de Ajuda Pare de Sofrer também participa de outras campanhas, como a que realizou durante uma semana inteira, visitando comunidades com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST). ''É bom ver o nosso objetivo sendo alcançado e, no final do dia, as pessoas retornarem para suas casas com informações sobre a pandemia'', disse Christina, voluntária do CAPS.

Ao realizarem esse trabalho, o CAPS e a ONG Novo Começo continuam salvando vidas e encorajam as pessoas a terem atitudes positivas. A mensagem é clara: ''Apoie, mostrando que se preocupa com o HIV/Aids. Isso não é um problema individual. Faça parte desta campanha, ajudando a distribuir camisinhas e encorajando as pessoas a fazerem o teste da Aids''. (DT/LN)

veja também