Jerusalém adota Semana de Oração e Unidade

Jerusalém adota Semana de Oração e Unidade

Atualizado: Segunda-feira, 11 Outubro de 2010 as 10:16

Igrejas de todas as denominações na Cidade Santa (Jerusalém) foram incumbidas da elaboração e captação de recursos para a semana de oração, que será realizada do dia 18 a 25 de janeiro de 2011, para as igrejas no hemisfério norte.

Elas escolheram como tema: "Um em cada ensinamento dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e da oração", baseado em Atos 2.42.

Como a igreja global de hoje visa construir a unidade, apesar da sua enorme diversidade, a campanha visa encorajar os cristãos a voltarem sua atenção para os valores e práticas que uniu os crentes da igreja primitiva.

Para que os cristãos em Jerusalém vivam em paz com a comunidade é necessário unidade e isso implica em oração e reflexão. "Confio que Deus está sempre vigilante quanto oramos pela paz e a justiça para todos os habitantes da Terra Santa", declara o Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas, reverendo Olav Fykse Tveit.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um momento em que muitas igrejas de várias denominações se reúnem para orar, compartilhar experiências e viverem em comunhão. Geralmente as igrejas do hemisfério sul realizam a semana de oração no dia de Pentecostes.

Para auxiliar as igrejas é elaborado um material baseado no tema bíblico escolhido como tema. Depois ele segue para aprovação de uma equipe internacional que inclui membros protestantes e Conselho Mundial de Igrejas.

O material final é publicado em parceria pelo Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristãos e Comissão do CMI sobre Fé e Ordem.  Embora o material seja elaborado a nível central, as igrejas são encorajadas a contextualizar os recursos para sua região.

O Grupo de Redatores da Grã-Bretanha e da Irlanda do tem escrito materiais adicionais, incluindo reflexões diárias, ordens de serviço e música, sob o lema "Todas as coisas em comum" para acompanhar o material do núcleo.

veja também