Jesus e a Terra

Jesus e a Terra

Atualizado: Terça-feira, 28 Julho de 2009 as 12

À medida que a questão ambiental se torna premente, os cristãos começam a folhear as páginas do Antigo Testamento em busca de orientação ou de uma ética ambiental. Mas e o Novo Testamento, o que ele tem a dizer? Qual era a atitude de Jesus em relação à terra? O que ele disse sobre o meio ambiente? Há uma ética ambiental "divina" nos Evangelhos? Jesus e a Terra é uma resposta a estas perguntas.

James Jones é uma referência na aplicação da fé cristã ao cuidado com o meio ambiente. Ao ler Jesus e a Terra, o leitor encontrará uma base teológica consistente para cuidar melhor do nosso planeta e, ao fazê-lo, estará simplesmente seguindo os ensinamentos de Jesus. - Sir Ghillean Prance

"Diz-se com freqüência que a Bíblia começa com um jardim e termina com uma cidade. Embora esta seja uma afirmação da vida urbana, ela não apresenta toda a história, porque o livro de Apocalipse nos dá a imagem de uma cidade-jardim. Uma cidade onde "o rio de água da vida sai do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio está a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano. As folhas da árvore servem para a cura das nações"."

"Os prazeres estéticos e culinários são generosamente providos para o nosso consumo. Mas eles são dádivas e não o alvo de nossa existência. Como a terra, tudo isto pertence a Deus. Existem limites para o nosso consumo. [...] É a luta por justiça, e não experiências tecnológicas de alto risco, que poderá corrigir o desequilíbrio entre ricos e pobres. Para fazer a vontade de Deus na terra assim como é feita no céu é necessário desafiar as estruturas injustas, sejam elas políticas ou econômicas, e insistir no comércio justo e em métodos sustentáveis de produção de alimentos e combustíveis. A ligação do céu à terra requer isso."

veja também