Jesus é Criador (Colossenses 1:13 - 23)

Jesus é Criador (Colossenses 1:13 - 23)

Atualizado: Domingo, 13 Abril de 2008 as 12

Jesus é Criador (Colossenses 1:13 - 23)

Sendo Deus, Cristo é também Criador. Ele não é criatura, mas sempre existia desde o princípio (João 1:1). Ele é chamado "primogênito" porque "nele foram criadas todas as coisas" (1:16). O ponto é que Cristo é superior a qualquer criatura, seja homem, animal, ou ser celeste. Cristo é o porquê da criação – "Tudo foi feito por meio dele e para ele" (1:16). Sem Cristo, nada poderia subsistir(1:17; Hebreus 1:3). Tudo foi criado nele e em direção dele.

Estamos de fato cientes disso?

Quando contemplamos o universo à noite e vemos um oceano de estrelas acima de nós, é por meio dele e para ele que isto foi criado, até mesmo aquela florzinha que ninguém nota no canto entre as pedras e ninguém dá valor também foi por meio dele e para ele é que ela foi criada e que ela floresce.

Todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele tanto nos céus como na terra, coisas visíveis e invisíveis, tudo foi criado por ele. Então nada neste universo pode ser maior que ele, nada pode ser adorado mais que ele. Na verdade é ele quem deve ser adorado. Por que ele é o senhor de toda a criação. Ele é o sustentar de toda a criação

Sua autoridade criativa abrange todo o universo material e espiritual (1.16). Como isso inclui os anjos e planetas (1.16; 2.10), Cristo merece ser louvado ao invés dos anjos (2.18). Além disso, não há motivo para temer os poderes espirituais demoníacos ou buscar supersticiosamente a proteção deles, pois Cristo neutralizou o poder deles na cruz (2.15) e compartilhamos de seu triunfante poder de ressurreição (2.20). Como soberano e suficiente Cristo não é apenas o Criador do universo, mas também o preserva (1.17), é seu princípio de união e meta (1.16).

Existe ainda unidade e propósito.

O universo não é um caos e sim um cosmos. Universo ordeiro, um sistema, há harmonia, mesmo pensando em tornado, seca, enchentes, aquecimento global. Há coerência em toda parte.

Isto também e verdadeiro na história, nos acontecimentos diários. Aqui as coisas também não são como parecer ser. Mesmo que os jornais estejam cheios de violências, que o mundo viva em guerra, ainda que haja corrupção nos poderes executivo, judiciário, legislativo, eclesiástico.

Mas é certo que um dia, no futuro, tudo será harmonizado como diz Is. 11.6-9, Ap 15 1-4 .

Se tivermos captado isso ouviremos o júbilo quando Paulo prossegue dizendo que Cristo é o cabeça do corpo, da igreja.

Wilson Taybar Assumpção  é pastor

veja também