João Calvino: o ''senhor predestinação''?

João Calvino: o ''senhor predestinação''?

Atualizado: Segunda-feira, 9 Fevereiro de 2009 as 12

No dia 10 de julho de 2009, comemoram-se os 500 anos do nascimento de João Calvino. Porém a igreja evangélica de modo geral realmente conhece a história deste homem que fez parte não só da Reforma Protestante, mas também influenciou um dos mais conhecidos sistemas econômicos do mundo? O Guia-me pesquisou a respeito da vida do reformista e a influência que sua conduta e seus escritos têm na sociedade atual - seja ela cristã ou não.

Teólogo francês, João Calvino estudou entre outros pensadores, Martinho Lutero e a proposta da Reforma Protestante, porém buscava apresentar tal proposta de uma maneira mais refinada. Se mudou no ano de 1536 para Genebra (Suíça) após um período de perseguição aos protestantes em Paris, devido ao '' Caso dos Cartazes de 1534 '' . Nessa época, a conhecida cidade suíça já vivia o processo de reforma protestante, no qual a idolatria era abominada. Calvino já influenciava a reforma em Genebra antes mesmo de chegar na cidade. Ainda no século XXVI seus ideiais percorreram outros países da Europa, estimulando a implantação de igrejas protestantes nestes locais - como foi o caso dos Puritanos na Inglaterra e dos Presbiterianos na Escócia. Conhecido por obras como ''As Institutas'', na qual discorre acerca de doutrinas bíblicas, tem idéias que integram diversos setores da sociedade, ainda que muitos não saibam disso.

Em entrevista exclusiva ao Guia-me, o pastor presbiteriano e especialista em História e Sociologia Lucas Guimarães afirmou que as doutrinas de João Calvino estão presentes não só nos ideais evangélicos, mas também na economia, revoluções históricas e Universidades de todo o mundo. Segundo o historiador, mesmo assim, muitas igrejas evangélicas - sendo muitas, presbiterianas, inclusive - ainda dispensam a importância de suas origens, não atentando para a relevância que Calvino e seus escritos tiveram na história do protestantismo. ''Na verdade, paira no meio evangélico uma alienação quanto a história do protestantismo. Vivemos com pessoas que parecem considerar que o cristianismo tem a idade de sua denominação ou igreja local. É a geração 'presentismo'!'', afirma.

Predestinação

Calvino ficou conhecido por uma de suas interpretações bíblicas que, apesar de não ter sido colocado em destaque por ele, o deixou com uma imagem polêmica diante da sociedade de sua época e de muitas igrejas evangélicas atuais. Conhecida como Doutrina da Predestinação, no momento histórico de seu surgimento, tal conjunto de idéias feria a liberdade humana, tão buscada na época. Atualmente, a predestinação se polemiza na visão de muitas igrejas, devido ao fato de a certeza da salvação, de modo que o ser humano não a perca, uma vez que a ganhou, seja um ponto forte da doutrina. Porém, o pastor Lucas afirma que João Calvino tinha a intenção de ir além pensamentos como a predestinação. ''Quem lê as obras de Calvino, percebe que o centro de sua reflexão está no esforço de relacionar toda a vida com a existência de Deus. Calvino tenta responder a seguinte pergunta: 'Como viver a partir da realidade da existência de Deus como imperativo no universo?'. O mundo de Calvino é teocentrico! Mas o Deus que rege o mundo não é tirano; ele é amoroso e plenamente voltado para o bem-estar do ser humano através de seu Filho Jesus'', lembra o mestre em teologia.

Um membro da família

Segundo pastor Lucas, João Calvino é visto, devido à suas doutrinas, por muitas igrejas como um ''perigo doutrinário'', porém durante a entrevista cedida ao Guia-me , o historiador propôs uma reflexão:

Se você tivesse alguém em sua família que fosse declarado uma das cem pessoas mais influentes do último milênio, que um dos seus livros está na lista dos cem mais importantes escritos desse mesmo milênio, que o sistema religioso ''idealizado'' por ele, marcadamente, é seguido por milhões de pessoas e por outras serve como reverencial, que dezenas de homens inspirados por sua liderança tornaram-se vencedores e que o sistema político-econômico mais influente que já existiu - o capitalismo - tem ele como motivador... e mais: se essa pessoa de sua família tivesse transformado a cidade que habitava num refúgio, que salvou milhares de vidas condenadas à morte por seguir Jesus, que fundou universidade, que seu modelo de liderança democrática inspirou a queda das monarquias e forjou as grandes nações democráticas, que com espírito totalmente missionário enviou pastores para implantar igrejas no Brasil quando os franceses aqui tiveram domínio, que viveu uma piedade de oração e jejum exemplar e uma rede de relacionamentos fraternos e sinceros como poucos na história cristã, que tem sido alvo de reflexões em grandes centros de estudos sociais, políticos e religiosos, que, na abundância de seus escritos e cartas, vê-se a mais singela devoção e os frutos de um pastoreio sincero, e que se comportou com ética e desprendimento? Se você é protestante, afirmo que você tem esse membro na sua família e deveria ficar não somente lisonjeado, mas desafiado a seguir seu exemplo. Ele é João Calvino!  

Data: 06/02/09

veja também