John Piper diz que sonhos sexuais indesejados podem ser avisos de Deus contra o pecado

Pastor decidiu gravar um podcast para responder a centenas de pessoas que dizem ser afligidas pelo problema.

fonte: Guiame, com informações do Christian Headlines

Atualizado: Quinta-feira, 9 Janeiro de 2020 as 10:03

John Piper durante aconselhamento. (Foto: Reprodução/YouTube)
John Piper durante aconselhamento. (Foto: Reprodução/YouTube)

Fundador do projeto "Desiring God", John Piper recebe centenas de perguntas sobre sonhos sexuais indesejados em sua caixa de e-mails há anos. As mensagens são enviadas por pessoas que lutam com esses sonhos ilícitos e por causa deles dizem acordar sentindo-se culpadas ou confusas.

"Esses sonhos me incomodam intensamente mesmo depois que acordo porque não consigo deixar de sentir que pequei e, pior ainda, sinto como se não tivesse controle sobre ele, como acontece com a maioria dos meus sonhos", disse uma pessoa.

O Christian Post resumiu um episódio recente do podcast de Piper "Ask Pastor John", onde ele abordou o tema, citando quatro razões bíblicas pelas quais Deus poderia usar esses sonhos: como mensagens falsas, como um teste, para revelar desejos e ainda como um aviso.

"Existe algo como falsos sonhos", disse o pastor. “Existem falsos significados. Os sonhos vêm e nos entregam mensagens falsas”, afirmou.

Respondendo ao leitor, Piper o orientou: “Minha primeira exortação é: diga ao Senhor, ao sonho e ao diabo: ‘Esse foi um sonho falso. Isso não significa que sou infiel. Eu quero ser fiel à minha esposa. Eu não sou infiel a ela. Esses sonhos são uma mentira’”.

Para respaldar sua orientação, Piper usou o texto bíblico de Zacarias 10:2, que declara: “Para os deuses da família proferem bobagens, e os adivinhos veem mentiras; eles contam sonhos falsos e dão consolo vazio. Portanto, o povo vagueia como ovelhas; eles são afligidos por falta de pastor.”

Piper avisa ainda que os sonhos também atuam como um teste. Deuteronômio 13:1-3 diz: “Se um profeta ou sonhador de sonhos surgir entre você e lhe der um sinal ou uma maravilha ... você não ouvirá as palavras desse profeta ou sonhador de sonhos. Pois o Senhor, seu Deus, está testando você, para saber se você ama o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração e com toda a sua alma.”

Piper também incentiva palavras de verdade durante esses períodos de testes.

“Não é errado enquanto esses sonhos estão atormentando você a dizer: ‘Sonhos, Satanás, cérebro, hormônios, seja o que for, não serei sugado por isso. Eu vejo como minha fé está sendo testada aqui. Eu amo minha esposa? Eu amo a pureza? Eu amo a santidade? Eu amo a Cristo, que morreu para me tornar puro? Sim. Não serei desfeito por este teste. Vou passar pela fé no sangue de Jesus para cobrir todos os meus pecados, para me capacitar a andar na verdade”, ensinou Piper.

Ele continuou a compartilhar que os sonhos também podem revelar desejos, citando Isaías 29:7-8.

"O ponto aqui é que não há nada de notável quando um desejo físico, como fome ou sede ou sexualidade, causa um sonho de que o desejo está sendo satisfeito quando não está. E a pergunta é: O que você fará com isso na vida, na vigília? Essa é a pergunta, e não apenas o que está acontecendo”, disse.

Por fim, Piper diz que os sonhos também podem servir como um aviso.

"Deus realmente usa sonhos para nos aterrorizar com avisos, a fim de humilhar nosso orgulho e nos manter afastados do pecado", disse ele.

“Mas se isso é verdade, uma maneira de encarar sonhos sexualmente ilícitos - quando você faz coisas ilícitas no sonho - é que Deus está nos aterrorizando em nossos sonhos com o horror dessa perspectiva na vida real, para que não faça isso”, explica.

Piper também compartilhou várias maneiras de purgar a mente para evitar esses sonhos, incluindo oração, leitura das Escrituras antes de dormir e evitar programas e conteúdos de TV sexualizados.

veja também