Jovem pastor lança blog para falar sobre obesidade e espiritualidade

Jovem pastor lança blog para falar sobre obesidade e espiritualidade

Atualizado: Sexta-feira, 29 Abril de 2011 as 3:24

Obesidade e espiritualidade. Que relação esses dois fatores têm entre si? Segundo o jovem pastor presbiteriano Heliomar Dias, eles se relacionam em diversos pontos. Atualmente servindo na Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul, em Natal (RN), o teólogo decidiu lançar um blog no qual relata algumas de suas experiências, adquiridas na tentativa de diminuir seu peso.

Segundo o próprio pastor, este novo projeto lhe proporcionará oportunidades não somente de compartilhar suas próprias experiências, mas também ajudar e aconselhar – com princípios bíblicos - pessoas que de alguma forma se sentem mal por estar acima do peso.

Confira na íntegra, a entrevista:

Guia-me: Quando foi que você achou que realmente precisava perder peso?

Heliomar Dias: Quando eu percebi que estava dando mal testemunho por levar a minha vida de qualquer jeito. Isso deve passar por uma concepção de que o corpo é um presente de Deus para para nós. Somos apenas mordomos. Fora isso, estava também me sentido mal fisicamente.

Guia-me: Em seu primeiro texto, você fala sobre não transformar o seu blog em um grupo de auto-ajuda.  O que vc planeja para alcançar esse objetivo?

Heliomar Dias: Tratar o assunto de forma bíblica, mostrando o problema como ele realmente merece ser visto e dar esperança sem legalismos para aqueles que desejam ter uma melhor qualidade de vida. Acredito que este blog vai mostrar muito da minha personalidade. Não estarei preocupado com formalismos ou mesmo sensacionalismo. Não irei expor alguém que morreu do coração ou outras coisas relacionadas a obesidade.

Guia-me: Ainda se vê uma realidade bem presente na sociedade e até mesmo dentro da Igreja, que é uma diversidade de manifestações preconceituosas contra pessoas que estão acima do peso. Qual um conselho que você daria para alguém que sofre com isso?

Heliomar Dias: Bem, você não pode impedir que certas coisas venha à sua cabeça por conta de certas "piadas", mas você pode impedir que elas permaneçam. É necessário também que tal pessoa passe a se amar mais. Se amar de um modo correto. Muitos vão falar, brincar, mas isso não pode ser o fator determinante para uma mudança de atitude. O que tem que determinar essa isso é (já que estamos falando de crentes) entender o amor de Deus.

Guia-me: Logo no seu primeiro texto, a gente já percebe que a intenção é tratar essa questão da obesidade e a relação dela com princípios bíblicos de uma forma espontânea e até mesmo bem humorada. Você acredita que isso facilite a acessbilidade do seu blog a um público maior? Por quê?

Heliomar Dias: Acredito que sim. Porque estamos numa sociedade bem diversificada, que tem dificuldade com absolutos! O propósito de tratar espentaneamente este assunto e até de um modo humorado é pelo fato de entender que as pessoas nos nossos dias, embora tenha dificuldade com absolutos, são pessoas carentes de relacionamentos significativos, pessoas que sirvam de norte para as suas dificuldades. Embora trate o assunto de modo humorado e espontâneo, quero deixar claro que não pretendo negociar a verdade de Deus.

Para conferir o blog, acesse: http://kilovida.blogspot.com/

Por João Neto – www.guiame.com.br

veja também