Jovens adventistas mudam a rotina de cidade no Amazonas

Jovens adventistas mudam a rotina de cidade no Amazonas

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2011 as 9:20

Do dia 2 a 5 de setembro a cidade de Novo Airão, a 143 km de Manaus via fluvial, sediou o VII ACAMPJA da Igreja Adventista da região central do Amazonas. Sob a coordenação do líder de jovens, pastor Enoque Reis, cerca de 2 mil jovens mudaram a rotina da cidade, que tem pouco mais de 14 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2010.

Com muita gente se preparando para viajar e aproveitar o feriado de 7 de setembro, os jovens enfrentaram um grande desafio para atravessar o Rio Negro de balsa. A travessia, que dura em torno de 40 minutos, se tornava uma verdadeira jornada com espera superior a três horas, em muitos casos, para embarcar indo e vindo.

Nada desanimou os jovens adventistas que enquanto esperavam na fila aproveitavam para cantar ou conversar sobre o evento que ia marcar sua vida. Para muitos, essa foi a primeira visita à terra conhecida pelos botos cor de rosa, que atraem milhares de turistas a cada ano. E além de representantes de Manaus, sociedades de outras cidades do interior estavam presentes.

O evento contou com a participação do jornalista Michelson Borges, que falou sobre a história da Igreja Adventista no Brasil, escolhas, criacionismo, e levou os jovens à profunda reflexão sobre o compromisso com Jesus. “Quando você escolhe servir a Jesus, custe o que custar, Deus se apossa de você, e lhe capacita a fazer coisas que não imagina, maravilhas por Deus,” afirmou o jornalista no sábado pela manhã.

O presidente da Igreja na região, pastor José Alves, esteve lado a lado ao ministério jovem durante todo o evento, e muitos pastores distritais que acompanhavam suas sociedades. O líder jovem da Igreja Adventista no Noroeste, pastor Donato Azevedo participou da investidura de líderes e chamou a atenção para as oportunidades de testemunhar.

Foram várias as atividades e provas que mantiveram os jovens atentos o tempo todo. Os portais deram um colorido especial ao bosque de pinheiros e ciprestes, atípico à flora regional, onde todos acamparam. Apesar da programação, que se dividia entra o campo aberto e o ginásio municipal, sempre havia gente nas cozinhas, e outros organizando tudo para as inspeções.

O evento teve apoio total da prefeitura de Novo Airão, que disponibilizou a Secretaria de Assistência Social, o ginásio municipal, e mais três escolas que serviram de base para refeitório, dormitórios, treinamentos e orientações. “É importante a visita dos jovens da igreja adventista trazendo a fé, e mostrando às pessoas que é possível tirar a juventude do perigo das ruas. A impressão que fica é de união, e queremos ter todos aqui outras vezes,” concluiu o prefeito de Novo Airão, Leosvaldo Roque Migueis.

Além do visual diferente que a cidade passou a ter com a presença dos jovens adventistas, os moradores vivenciaram a alegria de uma juventude com princípios bíblicos, que ama o semelhante, e está disposta a servir à comunidade. “Eu nunca tinha visto uma festa cristã tão bonita em nossa cidade, e com um objetivo tão nobre que é guiar jovens para um futuro de sucesso”, ressaltou o vice-prefeito, Raimundo Valdessir Santana. Houve atendimento médico gratuito, aplicação de flúor, distribuição de lixeiras, livros missionários, fixação de placas em ruas, e muitos outros aos que marcaram a vida do Novo Airãoense.

Uma carreata chamou a atenção dos moradores, e visitantes da cidade na segunda-feira, 05 de setembro. Dezenas de veículos conduziram as sociedades jovens pelas principais ruas de Novo Airão. Eles distribuíram livros e folhetos, e chamaram a atenção para um estilo de vida ligado a Deus, e à esperança da volta de Jesus ao mundo.

Outro ponto importantíssimo foi a entrega da nova igreja adventista da cidade. O templo foi erguido a partir do dinheiro arrecadado com as inscrições das sociedades para o ACAMPJA. No último dia, uma caravana de representantes das sociedades caminhou até o local da igreja para a cerimônia de entrega, que foi dirigida pelos pastores José Alves e Enoque Reis. O momento foi de emoção e gratidão. Os primeiros batizados e membros da nova igreja foram apresentados aos jovens.

A atuação, dedicação e empenho da equipe associada ao Ministério Jovem durante todo o evento foi fundamental para que tudo ocorresse dentro da normalidade.

O evento marcou a vida dos moradores, principalmente daqueles que foram vizinhos do acampamento. Auriane Marques da Silva, que tem dois filhos pequenos, ressaltou a influência positiva que recebeu. “O ACAMPJA trouxe só coisas boas, e os nossos jovens poderão sentir mais vontade de buscar a Deus. Por mim esse acampamento duraria para sempre, porque sem vocês aqui vai ficar um vazio”.

Foram muitos momentos incríveis e inesquecíveis, que emocionaram os moradores da cidade, mas que principalmente transformaram a vida de jovens integrantes das sociedades a demonstrar publicamente a entrega da vida a Jesus através do batismo. Confira esses e outros cliques feitos durante os cinco dias vividos junto aos “Amigos da Esperança, agentes de mudança” foi o tema do ACAMPJA 2011.

veja também