Jovens cristãos promovem Projeto Help-Portrait em bairro carente de SP

Jovens cristãos promovem Projeto Help-Portrait em bairro carente de SP

Atualizado: Sexta-feira, 6 Maio de 2011 as 12:51

Os grupo de jovens da Igreja Batista da Liberdade organizam neste sábado, 07, na Vila Itororó, no bairro da Bela Vista, em S.Paulo,  mais uma edição do HELP-PORTRAIT.

Durante todo o dia, os moradores da comunidade carente da Vila Itororó, serão fotografados gratuitamente por fotógrafos profissionais ou amadores e na mesma hora os retratos serão presenteados aos fotografados.

Um estúdio será montado no local, a partir das 11h00 horas, e também uma equipe de  maquiadores e cabeleireiros ajudarão a produzir os moradores.

O movimento Help Portrait no mundo foi idealizado pelo fotógrafo de celebridades Jeremy Cowart. O evento tem por objetivo juntar fotógrafos e usar a fotografia para levar um pouco de conforto e atenção para os necessitados e desamparados.

Sobre a Vila Itororó   Localizada na rua Martiniano de Carvalho, a Vila Itororó foi construída pelo tecelão português Francisco de Castro, que possuía conhecimentos técnicos sobre engenharia e arquitetura. Considerada uma das construções mais extravagantes de São Paulo e também chamada de Casa Surrealista, a construção dos anos 20 é um dos símbolos do Bexiga, mas está degradada.

Ocupando uma área de 4,5 mil metros quadrados, a construção, formada por edificação principal de quatro andares e 37 casas menores, traz em suas estátuas e colunas remanescentes do antigo Teatro São José (demolido depois de um incêndio dando lugar à Light - atual Shopping Light, no Anhangabaú), um pouco da história de nossa cidade. O prefeito Gilberto Kassab já anunciou que vai desocupar a área e transformá-la em espaço cultural para a população.

Lá, está a primeira piscina particular da cidade de São Paulo, construída para aproveitar a água da nascente do córrego Itororó (que dá nome à vila). Além disso, a casa também é pioneira na questão da reciclagem, pois foi quase que totalmente construída com material de demolição.

Serviço:

Sábado, 7 de maio – Das 11h às 16h

Vila Itororó, entre as ruas Martiniano de Carvalho, Monsenhor Passalaqua, Maestro Cardim e Pedroso.

Por Pollyanna Mattos

veja também