Jovens da Igreja Batista de Eastland ajuda vítimas da tempestade

Jovens da Igreja Batista de Eastland ajuda vítimas da tempestade

Atualizado: Sexta-feira, 29 Abril de 2011 as 11:41

O americano Jim Prevallet está desde segunda-feira montando uma barragem contornando sua casa para protegê-lo da águas do rio Ohio, que invadiu a cidade Metrópolis, sul de Illinois, nos Estados Unidos. As águas do rio entraram mais de 100 metros cidade adentro, fazendo com que diversos moradores tivessem que abandonar suas casas. O cassino, à beira do rio, virou uma ilha acessível apenas de barco.

Prevallet e vários voluntários já colocaram mais de 10 mil sacos de areia ao redor da residência, que é a única da vizinhança a ainda resistir aos fortes temporais e tornado que assolam o meio-oeste norte-americano. Todos os bens de maior valor da família já foram levados para locais mais seguros, mas Prevallet se recusa a deixar o local. "É a pior enchente desde 97, acredito que esta seja pior. A comunidade toda está ajudando. Se continuar do jeito que está, o máximo que terei que fazer é trocar o carpete", disse. "Ainda não tivemos ventos fortes, apenas muita água, mas estamos preparados", completa.

Toda a cidade de Metrópolis, residência oficial do personagem Super-homem, enfrenta problemas com a cheia do rio e dos diversos riachos derivados. Os esgotos transbordaram deixando partes da cidade com um cheiro forte. Um grupo de jovens da Igreja Batista de Eastland, alunos da escola de segundo grau da cidade, e diversos outras entidades têm prestado assistência às residências. Todos ajudam a empilhar sacos de areia, entregues às famílias que necessitam barrar o avanço da água.

Em um condomínio da cidade, foi feito um muro de cerca de um metro de altura ao redor de todo um grupo de casas. Ramona Tyler, moradora da cidade, diz em bom humor que "parece que estamos entricheirados". "A cidade inteira parou para nos ajudar.

Nem sei quantas pessoas simplesmente apareceram aqui simplesmente para empilhar sacos", diz Ramona.

"É possível ver peixes de 30cm nadando sobre as águas rasas do asfalto. Estou catando minhocas para pescar", diz o jovem Jacob Kent, 8 anos, neto de Prevallet. "Não me deixam carregar os sacos pesados, então vou providenciar a janta", brinca o menino.

Na noite de quarta-feira diversos estados norte-americanos foram atingidos por diversos tornados e tempestades, causando até agora mais de 270 mortes. A primavera é a época onde mais ocorrem tais fenômenos naturais.  

veja também