Jovens da IURD promovem integração digital

Jovens da IURD promovem integração digital

Atualizado: Terça-feira, 20 Julho de 2010 as 9:22

Visando contribuir com a inclusão digital e orientar os jovens acerca do uso da internet de uma forma correta e consciente, o Força Jovem do Rio de Janeiro (RJ) idealizou o projeto chamado “Caravana Digital Day”, em que palestrantes e profissionais vão até as cidades cariocas levando orientações e ensinamentos sobre a web e as plataformas digitais.

Recentemente, a equipe responsável pelo site “Juventude On-Line” (JOL), composta por profissionais de web, foi à cidade de Cabo Frio (RJ) oferecer suporte tecnológico aos jovens das regiões dos lagos e usou o site como modelo para explicações.

O evento teve início com uma curta apresentação teatral, que mostrou a dificuldade de uma pessoa cega caminhar quando é guiada por outra também cega. A metáfora trouxe à tona o problema de muitos que, por se relacionar com desconhecidos pela internet, acabam se prejudicando.

Para o coordenador do projeto, Alexander Neves, as orientações que os jovens recebem são fundamentais, tanto para o êxito na vida espiritual como também para a profissional. “O Força Jovem é a saída para esses jovens, e por isso estamos aqui, para realizar esta Obra na Força Jovem de Cabo Frio”, disse Neves.

O primeiro a dar orientações foi Alexandre Fernandes, webdesigner e membro da equipe que coordena a interação digital do grupo em redes sociais, blogs e no microblog Twitter. Ele informou sobre as múltiplas formas e meios de comunicação  já criadas via web, e deu exemplos de bom uso da rede para a divulgação de causas e ideologias. “É o caso do presidente norte-americano Barack Obama. Ele revolucionou a maneira de se fazer política nos Estados Unidos a partir do uso da internet em sua campanha”, afirmou.

O palestrante seguinte foi o webdesigner Júlio Fernandes, que apresentou alguns de seus trabalhos realizados em blogs e sites do JOL e também aconselhou à respeito da área de atuação do profissional em designer: “Existem muitas áreas em que você pode trabalhar hoje, como designer de impressos, de conteúdo on-line e até mesmo na indústria, como designer de embalagens. A procura por profissionais dessa área cresce a cada dia.”

A responsável pelo design do conteúdo feminino do site, Silvianne Martins, conhecida como Sil Martins, está há mais de 2 anos no JOL. Ela explicou a importância da auto-valorização feminina em todos os ambientes. Também deu pequenas dicas de roupas e maquiagem para que as mulheres destaquem o visual, sem apelar aos excessos.

Um assunto polêmico foi abordado durante o evento: os games que apresentam crimes, drogas e a morte como solução para os problemas dos jovens. Os jovens ficaram atentos aos exemplos dados pela equipe, que falou acerca de games em que o personagem tem como objetivo ascender na vida criminosa e onde, para alcançar pontos, é preciso roubar, matar, violentar, além de cuidar de um cartel de drogas e prostituição, entre outros crimes.

Para finalizar, o pastor Renato Nascimento, responsável pela Força Jovem de Cabo Frio, realizou uma oração pela equipe JOL e por todos os presentes.

A agenda da “Caravana Digital Day” não para. O próximo destino será a cidade serrana de Petrópolis (RJ). Com entrada gratuita, o evento acontecerá no sábado, dia 24 de julho, às 15h, à Rua do Imperador, 91, no Centro de Petrópolis.

Por Cinthia Meibach

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também