Jovens decidem ser batizados em aldeia alcançada pelo Evangelho, na Romênia

Batismo inspirou outros jovens, que estão sendo preparados para descerem às águas.

fonte: Guiame, com informações da Transform Europe Network

Atualizado: Quinta-feira, 1 Agosto de 2019 as 4:45

Jovens sendo batizados em aldeia, na Romênia. (Foto: Reprodução/TEN)
Jovens sendo batizados em aldeia, na Romênia. (Foto: Reprodução/TEN)

Durante oito anos, crianças, adolescentes e jovens da aldeia de Tinca, na Romênia, desfrutaram de programas bíblicos de férias de verão administrados pela instituição de caridade britânica Life to Romania.

Assim, no início de 2019, esses jovens e muitos adultos sentiram a necessidade de serem batizados e passaram a se reunir todas as semanas para uma série de lições de preparação para o batismo nas águas.

No dia 21 de abril, 28 adultos e jovens foram batizados e isso foi testemunhado por mais de 500 pessoas das comunidades ciganas da região.

“Todas as crianças ouviram o Evangelho e muitas delas oraram para que Jesus tomasse seu lugar em suas vidas”, conta a Life to Romania.

Comunidade cigana testemunha batismo. (Foto: Reprodução/TEN)

Segundo a instituição, todas as tentativas de estabelecer programas regulares para crianças e jovens foram de curta duração. O sucesso da abordagem com esses jovens fez com que ampliassem os estudos.

“No inverno de 2018, algo novo foi tentado com os adolescentes - um programa de estudo bíblico da Discovery que não exigia que os alunos pudessem ler”, explicou a Life to Romania, dizendo que “os resultados foram surpreendentes”.

Depois de apenas algumas semanas, os jovens disseram que estavam entusiasmados com o que Deus havia feito no Antigo Testamento, conforme havia aprendido, e queriam continuar com os estudos.

Missão

No outono, o grupo estava expressando o desejo de se envolver na missão da igreja, e alguns começaram a acompanhar o pastor e sua equipe até as igrejas da vizinhança em Tarcea e Vășad.

Em todas as atividades de verão dos anos anteriores, o elemento mais envolvente para as crianças sempre foi a dramatização das histórias da Bíblia, com as crianças se vestindo como personagens bíblicas, contou a Life to Romania.

Jovens antes de serem batizados, na Romênia. (Foto: Reprodução/TEN)

Os estudos foram até novembro e dezembro de 2018, quando eles começaram a se envolver com os textos bíblicos que contam a história do Natal e aprenderam a dramatizar as cenas da história bíblica. “Isso deu muitas oportunidades para os jovens interagirem com a história, fazerem perguntas e aprofundarem-se no texto”, disse a Life to Romania.

A instituição disse que “quando o Natal chegou, o desempenho deles foi uma parte fundamental da programação da Igreja e Deus moveu-se poderosamente tanto na juventude quanto na congregação ao ver a história sobre o presente que Deus deu ao mundo retratado em uma apresentação encenada pela primeira vez”.

O trabalho daquele grupo acabou sendo levado para as igrejas da missão e que foram tocadas pela representação sobre “o presente de Deus”. Essa forma de ensinar a Bíblia acabou envolvendo ainda mais os jovens com os trabalhos missionários da igreja, segundo a Life to Romania.

De acordo com a Life to Romania, outros 20 crentes estão se preparando para o batismo que deve acontecer futuramente.

veja também