Jovens discutem sobre liberdade religiosa no sul do Maranhão

Jovens discutem sobre liberdade religiosa no sul do Maranhão

Atualizado: Terça-feira, 17 Agosto de 2010 as 10:21

Entrou em vigor, nos municípios de Balsas, Sambaíba e São Raimundo das Mangabeiras, a lei municipal que assegura a guarda do sábado aos adventistas. De acordo com a nova lei municipal, os adventistas do sétimo dia têm direito a realizar concursos públicos municipais fora de seu dia de culto, o sábado. Esse direito se estende ao abono de faltas nas escolas municipais e a ausência em caso de convocação para o trabalho em órgãos públicos.

A lei municipal é sustentada pelo artigo 5º da Constituição Brasileira que assegura a igualdade entre as pessoas. Segundo a carta magna, não deve haver distinção de religião e “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

O tema “Liberdade Religiosa” foi discutido no II Encontro de Universitários da Missão Sul Maranhense, que foi realizado entre os dias 2 e 6 de Agosto, em Imperatriz. O congresso reuniu mais de 150 universitários da região.

Os advogados Carlos Gonçalves e Rebeca Camacho, o auditor municipal Gideon Santos, entre outros convidados, participaram de uma sabatina para sanar as dúvidas dos ouvintes. Outro tema discutido durante o Congresso foi o criacionismo. Durante o evento, o doutor em Biologia e especialista em ciência e religião, Wellington Silva, falou acerca das diferenças teóricas entre criacionistas e evolucionistas. “É preciso desenvolver uma consciência crítica. Estamos vivendo em um momento da história, onde o universitário cristão precisa conhecer acerca das origens e suas implicações na sociedade”, explica Silva.

O Encontro também recebeu importantes convidados como a mestre em liderança Floriacy Stabnow, a doutora Geovania Braga que ofereceu orientações sobre a Iniciação Científica em universidades. A “Festa das Nações” deu um toque de descontração ao evento que reuniu um público formado principalmente por jovens.

veja também