Jovens evangélicos participam de campanha ambiental no RJ

Jovens evangélicos participam de campanha ambiental no RJ

Atualizado: Segunda-feira, 28 Março de 2011 as 8:40

Preocupados em ajudar de alguma forma o nosso meio ambiente, cerca de sessenta jovens da Igreja Batista do Conforto, localizada na Avenida Manchester 170, Jardim Europa, em Volta Redonda, realizaram neste sábado, dia 26, uma celebração a luz de vela em homenagem a Hora do Planeta, que é uma campanha liderada pela Rede WWF com o objetivo de enfrentar as mudanças climáticas do planeta.

A iniciativa pede que as pessoas desliguem as luzes pela Hora do Planeta, às 20h30, celebrando o seu compromisso e juntando-se a milhões de pessoas em todo o mundo, só que na Igreja Batista do Conforto a programação iniciou às 19h30.

De acordo com o Pastor Daniel Bravo, responsável pelo grupo jovem da igreja do Conforto, durante o horário das 19h30min às 20h30min deste sábado foi realizado uma celebração com música e mensagem junto aos jovens e seus convidados que compareceram ao local.

- Fizemos uma hora de celebração onde abordamos sempre o tema Deus e a natureza. Na pregação foi dado como base os ensinamentos Bíblicos sobre a criação onde citamos que Deus criou a terra e que devemos preservar a natureza.

As celebrações foram feitas sempre à luz de vela e as únicas vezes que usamos  eletricidade foi para ligar os instrumentos musicais. Todas as músicas cantadas durante o evento foram com temas bíblicos abordando sempre Deus como criador da natureza - explica.

Segundo o pastor Daniel, a idéia de realizar este evento surgiu através do trabalho desenvolvido com os jovens e pensando em querer dar uma base para que eles façam algo de diferente na sociedade. Por isso usamos a base da teologia e sociologia entre eles.

- A Bíblia pede que o jovem seja responsável pelo cuidado com o meio ambiente e a idéia foi usar uma celebração que tivesse a linguagem deles para que a comunicação fosse clara e direta. Nós também pedimos para que os jovens divulgassem esta campanha em favor do planeta nas escolas e em seus bairros. A divulgação foi feita diretamente entre os jovens, que trouxeram parentes, amigos e convidados na celebração. Falamos de Deus numa linguagem que alcance a todos sempre tentando focalizar o tema meio ambiente - informa.

No final da celebração foi proposto junto aos participantes algumas iniciativas e atitudes a tomar para preservar a natureza como cuidar bem da água, evitando desperdiçá-la; reduzir a produção do lixo realizando uma reciclagem e uma reutilização do vidro e latas e uso mais consciente da energia elétrica.  

veja também