Judas, o homem que nunca soube o que é conhecer

Judas, o homem que nunca soube o que é conhecer

Atualizado: Quinta-feira, 10 Janeiro de 2013 as 9:20

 

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24).
 
Eu fico pensando às vezes como Judas era. Qual a sua aparência, como agia, quem eram seus amigos.
 
Acho que pintei em minha mente um retrato dele. Sempre o imaginei como um homem magro, de olhos redondos e negros, astucioso, vil; com barba pontuda e tudo. Minha ideia o mostrava distanciando dos outros apóstolos. Sem amigos. Remoto. Ele era sem dúvida desonesto e traiçoeiro. Provavelmente produto de um lar destruído. Um delinquente juvenil na adolescência.
 
Fico porém me perguntando se isso é mesmo verdade. Não temos qualquer evidência (salvo o silêncio de Judas), sugerindo seu isolamento. Há pouca razão para crer que fosse desonesto. De fato, ele cuidava da tesouraria. Ninguém poria um ladrão para tomar conta do dinheiro. Na última ceia, quando Jesus disse que seu traidor estava sentado à mesa, não vemos os apóstolos se voltarem imediatamente para Judas como o culpado lógico.
 
Penso que julgamos Judas erroneamente. Ele talvez fosse o oposto disso tudo. Em lugar de astucioso e magro, quem sabe era robusto e jovial. Em vez de calado e introvertido, poderia ter sido falante e bem-intencionado. Não sei.
 
Mas, apesar de tudo que não sabemos sobre Judas, de uma coisa temos certeza: ele não tinha um relacionamento com o Mestre.
 
Ele viu Jesus, mas não o conheceu. Ele ouviu Jesus, mas não compreendeu. Tinha religião, mas não comunhão.
 
Ao rodear a mesa no cenáculo, Satanás procurava um tipo especial de homem para trair o Senhor. Precisava de um homem que tivesse visto Jesus, mas não o conhecesse.De alguém que soubesse dos atos de Jesus, mas não atentasse na sua missão. Judas era esse homem. Ele conhecia o império, mas jamais conheceu o Homem.
 
Aprendemos esta lição eterna do traidor. As melhores armas de destruição de Satanás não estão fora, mas dentro da igreja. Nenhuma igreja morrerá por causa da imoralidade em Hollywood ou da corrupção em Brasília. Mas morrerá corroída por dentro, por aqueles que levam o nome de Jesus, e nunca o conheceram.
 
Judas levava o manto da religião, mas jamais conheceu o coração de Cristo. Façamos disso o nosso objetivo: conhecer… mais conhecer profundamente.
 
 
Autor: Max Lucado
Via: Irmãos
 

veja também