Judoca de Cristo Mariana Silva conquista o bronze em campeonato

Judoca de Cristo Mariana Silva conquista o bronze em campeonato

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 1:10

A judoca evangélica Mariana Santos Silva, integrante do Projeto Judô em Ação, desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio, conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de São Paulo, disputada neste sábado, dia 25 de junho, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Mariana superou a austríaca Hilder Drexler, por wazari, com todo o apoio da torcida presente ao Ibirapuera, que gritava “Brasil! Brasil!”, agitando bandeiras verde-amarelas.

  “Essa é a minha primeira medalha numa Copa do Mundo e fico muito contente que tenha sido aqui, no Brasil. Agradeço, primeiramente, a Deus; a todas as pessoas que me apóiam, a essa galera maravilhosa que me incentivou e ao meu sensei – Ivo Nascimento – que me acompanha todos os dias. Essa conquista mostra que vale a pena todo o esforço. Os pontos vão me ajudar bastante no ranking”, declarou bastante emocionada, a meio-médio.

Com o resultado obtido na Copa do Mundo de São Paulo, Mariana, que é membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, somou 40 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô, no qual ocupava, antes do bronze, a 20ª posição, sendo a 14ª melhor do mundo, com os descartes de atletas do mesmo país. Perguntada se esse é o bronze que não veio no ano passado, quando foi derrotada pela cubana Yaritza Abel e desabou em choro, Mariana respondeu: “É o bronze que não veio na Copa de São Paulo no ano passado; em Madri, há duas semanas; e no Grand Slam da semana passada. Sei que tenho muito a melhorar, mas estou feliz”.

Para chegar à medalha, Mariana superou a guatemalteca Yennifer Dominguez, por ippon, em sua primeira luta. Depois, ela bateu Ramila Yusubova, do Azerbaijão, por wazari. Na semifinal, a judoca da Associação Rogério Sampaio foi derrotada por Alice Schlessinger, de Israel, por ippon. 

Andressa Fernandes e Bruno Mendonça, companheiro de Mariana na AJ Rogério Sampaio ficaram na sétima colocação. Neste domingo, dia 26/6, a equipe santista será representada pela peso pesado Maria Suellen Altheman.

O Projeto Judô em Ação é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio com o apoio do Santos Futebol Clube e Galvão Esportes, graças a convênio entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Esporte, e a AJRS, autorizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. 

veja também