Judoca evangélica conquista duas medalhas no Pan-Americano

Judoca evangélica conquista duas medalhas no Pan-Americano

Atualizado: Quinta-feira, 15 Abril de 2010 as 12

A judoca Mariana Santos Silva, atleta do Projeto Judô em Ação, patrocinado pela Telefônica e a Iharabrás, conquistou duas medalhas - uma de prata em uma de bronze - no Campeonato Pan-Americano, na cidade de San Salvador, em El Salvador.

De volta aos treinos, sem pausa para folga, Mariana, que conquistou bronze em sua categoria e prata na disputa por equipes, declarou ter sido surpreendida com a força da cubana Yaritza Abel, que a derrotou, na semifinal, por ippon. ''Eu me perdi na luta com a cubana. Ela não era muito boa de técnica, mas tinha uma força enorme, por isso, acabou me derrubando de ippon a 10 segundos para o final da luta'', comentou a judoca, que integra o Projeto Judô em Ação, patrocinado pela Telefônica e a Iharabrás. ''Mesmo assim estou feliz. Perdi para um adversária forte, lutei bem em todas as disputas, estou com o psicológico bom. O resultado poderia ter sido melhor, só faltou uma estratégia para derrotar uma oponente fisicamente mais forte''. Graças à sua força, a cubana Yaritza Abel foi a campeã da categoria meio-médio.

Mariana foi terceira colocada no Campeonato Mundial Júnior de 2009, disputado em Paris, na França, e acaba de voltar ao Brasil, depois de uma temporada de cinco anos no Japão. Dos nove aos 15 anos, a atleta frequentou a Igreja do Evangelho Quadrangular, em Peruíbe, sua cidade natal. Morando agora em Santos, onde treina na Associação de Judô Rogério Sampaio / Telefônica, ela ainda está em busca do lugar ideal para congregar.

O Projeto Judô em Ação é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, graças a um convênio entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Esporte, e a AJRS, autorizado pela Lei de incentivo ao Esporte.

Por Myrian Rosário

veja também