Lance! Publicações apresenta manual de Redação e Estilo na Bienal

Lance! Publicações apresenta manual de Redação e Estilo na Bienal

Atualizado: Segunda-feira, 25 Agosto de 2008 as 12

Lance! Publicações apresenta manual de Redação e Estilo na Bienal

Durante a palestra, que aconteceu na quarta-feira, 20 de agosto, na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o editor do Lance!, Luiz Fernando Gomes, destacou algumas regras que "só poderiam existir no manual de redação e estilo de um jornal de esportes", como ele mesmo disse.

Gomes contou que, além das regras gramaticais, questões éticas, estilos e padrões para a confecção dos textos, há uma norma diferenciada para os redatores. "Os repórteres são jovens, quase todos têm MSN e Orkut. Em razão disso, definimos que ninguém colocaria uma foto vestindo uma camisa do time do peito. Isso pode causar um certo receio no leitor quando ele se deparar com uma notícia mais opinativa", explica.

Além disso, o editor apresentou as páginas essenciais para quem lê e escreve sobre esporte. Lá estão escritos os nomes dos principais competidores em diversos esportes e modalidades, principais países e seus respectivos estádios e curiosidades.

"O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, foi quem apareceu mais vezes na capa do Lance! e o Romário foi o destaque na primeira edição do jornal", revela Gomes.

O editor conta também que o Manual de Redação e Estilo do Lance! está surgindo agora, mas a idéia e boa parte do seu conteúdo já existia antes, apenas não tinha tomado forma.

"Cada um que passava pela redação na tentativa de definir um padrão de texto e estilo fazia um trecho do manual, até que, depois de 11 anos de existência do jornal, resolvemos formalizar as regras", diz Gomes.

Postado por: Claudia Moraes

veja também