Legislativo e Executivo prestam homenagem à Assembleia de Deus

Legislativo e Executivo prestam homenagem à Assembleia de Deus

Atualizado: Quinta-feira, 14 Julho de 2011 as 11:03

Em sessão solene realizada na última semana o presidente do Legislativo, Onéias Ribeiro, acompanhado de sua esposa, a secretária do Turismo, professora Maria Michele, juntamente com os vereadores Helder Lazarotto, Oliveira da Ambulância, Binho do Aviário, Ângelo Betinardi, Eurico Dino, Gilberto Agrolombo, Joel Cordeiro e Rubens Marques homenageou a Igreja Assembleia de Deus pelo seu centenário, enaltecendo o respeito e a admiração aos trabalhos desenvolvidos em Colombo. Além do Legislativo, o prefeito J.Camargo, a vice Rose Cavalli; o Juiz de Direito Luiz Fernando Tomasi Keppen também homenagearam a Igreja.

O Pastor Moises Lacour de Piraquara, que no ato representou o pastor Ival Teodoro da Silva, Presidente da Convenção das Igrejas Assembleia de Deus no Paraná; o pastor Edilson Siqueira, presidente da Assembleia de Deus da Convenção Ministério de Colombo, acompanhado de sua esposa Dirce Siqueira, o pastor Isaias Pinheiro, presidente da Assembleia de Deus de Colombo e o ex-vereador Helio Feitosa que no ato representou o pastor Hermes Feitosa, presidente da Igreja Assembleia de Deus do Guaraituba, foram homenageados pelo centenário da Igreja.

História

Na abertura da solenidade, um vídeo mostrou um pouco da história da Igreja Assembleia de Deus e o seu centenário. Na sequência o pastor Moises Lacour fez uso da palavra e explanou sobre a Igreja e sua trajetória de conquistas no Paraná.

De acordo com o pastor Lacour, o pastor Bruno Skolimowski chegou a Curitiba em 19 de outubro de 1928, precedente de Petrópolis, Rio de Janeiro, quando sentiu a direção divina para levar a mensagem de poder ao povo desse Estado, não encontrando um sequer evangélico pentecostal e estando, pois, sozinho. Compreendeu, no entanto, que Deus o dirigia para pregar o evangelho aos poloneses, na sua própria língua, em razão da grande colônia polonesa existente em Curitiba.

Em fins de março de 1929, trouxe toda a família, para a capital Paranaense. Assim, durante um ano inteiro, Bruno pregou o evangelho completo aos seus compatriotas dali e das demais colônias ali estabelecidas, com o resultado satisfatório, quando em outubro de 1929, realizou-se o registro da igreja e iniciou-se o culto em português. Entre os dias 31 de maio a 7 de junho de 1936, a Assembléia de Deus de Curitiba realizou a Primeira Convenção Estadual.

“Estamos há mais de oitenta anos no Paraná como igreja organizada e 50 anos de Convenção devidamente registrada. Hoje somos no Brasil 13 milhões de membros, mais de 100 mil templos no Brasil e no Paraná são 400 mil membros, a família Assembleiana passa de 1 milhão em nosso Estado. Estamos em mais de 160 países do mundo e também contamos no Paraná com aproximadamente 30.000 alunos no Instituto Bíblico; temos a nossa Faculdade (FACEL) que conta com aproximadamente 1.500 alunos em diversos cursos e temos também a nossa Associação (CEASPA)”, contou o pastor Moises Lacour.

A Sessão foi abrilhantada pela orquestra e pelo coral das Igrejas Assembleias de Deus de Colombo.

Homenagens

Onéias Ribeiro, presidente do Legislativo, falou em nome de todos os vereadores iniciando seu discurso parabenizando a Igreja pelo seu centenário e lembrando a letra do hino “Tu és Fiel Senhor” cantado pelo coral da Igreja, recordou de que é pela força do Senhor que os vereadores chegaram a vitória e hoje representam o povo de Colombo e podem dar graças por isso. O presidente lembrou a sua trajetória política contando um fato importante para a história da Câmara. “Quando entrei como vereador o presidente do legislativo abria as sessões dizendo apenas, senhoras e senhores... depois quando assumi a presidência recebi um projeto de Lei do então vereador Sebastião Pinheiro que solicitava que a abertura das sessões fosse da seguinte forma: Sobre a proteção de Deus declaro aberta a sessão e assim acontece até os dias de hoje. Isso é a Assembleia de Deus fazendo história em Colombo e no legislativo”, disse Onéias Ribeiro.

Para dar continuidade às homenagens, o Juiz Luiz Fernando Tomasi Keppen fez uso da palavra e enalteceu a importância da Igreja Assembleia de Deus e de todas as suas ações para Colombo e seus munícipes.

O pastor Edilson Siqueira, presidente da Assembleia de Deus da Convenção de Colombo, expressou em nome de toda família assembleiana o agradecimento pela homenagem. “Agradecemos o presidente do Legislativo Onéias Ribeiro e todos os demais vereadores pela homenagem, vocês estão em nossas orações”, disse. O pastor ainda contou aos convidados um pouco do trabalho que a Igreja desenvolve em Colombo e qual o compromisso da igreja. “Nossa oração nas assembleias de deus é que sejamos usados por Deus para ajudar os perdi- dos e propiciar um ambiente onde o Espírito Santo possa realizar sua obra especial na vida dos que crêem”, concluiu.

O prefeito J.Camargo parabenizou a igreja Assembleia de Deus pelo seu centenário e também lembrou a importância que as ações da igreja têm para com cada cidadão colombense.

Agradecimento

Como forma de agradecimento do Legislativo e Executivo a esses pastores que muito contribuem para uma sociedade mais justa e fraterna, os pastores Edilson Siqueira, Moisés Lacour, Hermes Feitosa que no ato esteve representado por Helio Feitosa e Isaias Pinheiro receberam uma placa em homenagem aos 100 anos da Igreja no Brasil.

Também prestigiou a solenidade, o pastor Vilmar Chaves administrador da regional Maracanã; a secretária da Ação Social e Trabalho, Denise Helena Giffhorn Camargo; o secretário da Agricultura e Abastecimento, Pedro Ademir Cavalli; o secretário de Meio Ambiente, Gilson Luiz da Silva; o diretor de Turismo, Renato Carvalho; o pastor Guilherme Diniz Cordeiro, presidente do Campo de Campina Grande do Sul; o pastor Mario Pedroso superintendente geral da Igreja Evangelho Quadrangular de Colombo e a Diretoria geral das demais Igrejas Assembleia de Deus, todos os pastores e membros e pastores de outras denominações.

veja também