Leonardo Brício interpretará Rei Davi em minissérie da Record

“É digno de prêmio” diz ator de Rei de Davi

Atualizado: Sexta-feira, 13 Janeiro de 2012 as 11:02

Se depender da expectativa, do investimento e da paixão da produção e elenco, Rei Davi já é sucesso garantido. Leonardo Brício, o protagonista da nova minissérie da Record, ousou ir um pouco além no palpite durante a apresentação para imprensa nesta quinta-feira (12), no Recnov, Rio de Janeiro.
Mais de 100 jornalistas do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo acompanharam a entrevista coletiva, que contou com a presença do elenco, do diretor-geral Edson Spinello, da autora Vivian de Oliveira e do diretor de teledramaturgia da Record, Hiran Silveira.
- É tudo muito bonito, muito grandioso. Os figurinos, os cenários são deslumbrantes. É digno de prêmio, sem a menor dúvida. Só não ganha se não quiserem dar.
Ao lado de Maria Ribeiro e Renata Domínguez, o ator conta, a partir do dia 24 de janeiro, a história bíblica que custou R$ 25 milhões. O diretor Hiran Silveira falou com orgulho do novo produto da casa e afirmou que cada detalhe analisado tem um motivo para estar ali.
- Foi investimento semelhante a de Sansão e Dalila, só que com o passar do tempo a gente ganha na organização das coisas, e aí a gente pode racionalizar. A gente vinha de uma experiência de novela, onde a história se passa em um tempo menor, as pessoas moram na mesma casa, frequentam os mesmos lugares. Aqui [em Rei Davi], você tem a saga de um personagem que tem 17 anos no começo e termina com 70.
Ainda segundo Hiran, os telespectadores terão a chance de conhecer um pouco mais da vida de Davi, que é um personagem rico em conflitos internos e também externos

- Muita gente já ouviu falar do Davi com Golias, mas poucos sabem da história. É uma história muito rica de um pastor de ovelhas que era nada, desprezado pelo próprio pai, e que virou rei de Israel. Então é uma coisa de uma profundidade, de uma grandiosidade, muito rica. E além da história, o que chama a atenção do público é o visual, as locações, a cenografia, os figurinos.
 
O R7 também falou com a autora Vivian de Oliveira, responsável por resumir a enorme história em 29 capítulos. Aliás, este foi um dos maiores desafios para a profissional e também o que a fez aceitar a proposta de apresentar a trama para o público.
- É uma história que toma uma parte grande na Bíblia. Além disso, era preciso escolher qual evento valia a pena incluir e o que tinha de ser deixado de fora. Nós vamos mostrar os costumes de forma que o público entenda. É uma história que vale a pena ser contada. Temos muitas reviravoltas, conflitos... E fala de um personagem que foi importante para várias culturas até hoje. É um cara que transformou todas as tribos em uma nação, deu legitimidade para um povo e viveu intensamente.
Essa característica de Davi chamou muito a atenção de Leonardo Brício. Tanto que o ator declarou que Rei Davié, de longe, o seu trabalho mais completo e intenso.
- Eu aprendi tanta coisa... Nós começamos no ano passado e eu só vivi isso. Você encarnar um rei com todos os erros, com todas as humanidades é muito legal. Ele é um exemplo de tanta coisa, de lealdade, de amizade, honradez...
A parceria com Renata, que na telinha vive a sensual Bate-Seba, aconteceu de forma natural. Este é o primeiro trabalho junto dos atores, e de cara é motivo de orgulho para Brício.
- Eu adoro a Renata, e as cenas fluíram muito bem. Química de casal é difícil, mas quando rola, rola mesmo... E foi super fácil. Antes de começar as cenas com ela, eu já estava gravando há muito tempo. E quando eu encontrei a Renata, parece que eu já tinha feito uma minissérie inteira. Foi como um recomeço, uma outra história.
Para a atriz, Bate-Seba, assim como Davi, é um exemplo de ser humano normal, que erra, acerta, tropeça e aprende com isso. Renata disse que a história da minissérie é para ser encarada como uma lição.
- Ela trouxe muito ensinamento, renovou minha fé, serviu de exemplo para mim e está vindo em boa hora. Tomara que o público se identifique com ela como eu me identifiquei, porque a gente vive em um mundo muito complicado, sem valores, sem referências, sem limites. De repente uma história assim, de dar a volta por cima, se arrepender, se regenerar, de perdão, de fé, serve de inspiração para todos nós hoje em dia.
Confira no vídeo abaixo a íntegra do evento de apresentação de Rei Davi para a imprensa! O diretor Edson Spinello mostra curiosidades sobre a produção e ainda agradece todos os envolvidos neste desafio.

veja também