Líder Episcopal Fala dos Anglicanos

Líder Episcopal Fala dos Anglicanos

Atualizado: Quinta-feira, 24 Junho de 2010 as 5:03

A bispa Presidente Episcopal Norte-Americana Katharine Jefferts Schori, recentemente, descreveu a Comunhão Anglicana global como "um grupo de adolescentes crescendo e buscando sua identidade".

A Bispo Presidente Katharine Jefferts Schori fala com repórteres em New Orleans em setembro de 2007. Recentemente em entrevista com WRAL-TV em Raleigh, Carolina do Norte, ela diz que os Anglicanos se parecem com 'adolescentes'.Eu não tenho uma melhor imgem para isso do que este momento," ela disse em uma entrevista com WRAL-TV em Raleigh, N.C.

Ela explicou, "Como adolescentes, há uma rebelião contra os pais. E algumas pessoas vêem a Igreja de Inglaterra e o Arcebispo de Canterbury como o grande pai no sistema."

Mas Jefferts Schori, a primeira mulher primaz (ou bispo chefe de uma das 38 províncias da comunhão), não acredita que é uma maneira justa de olhar para isso.

"Nós somos irmãos," disse ela na entrevista, adicionando que o corpo Norte-americano tornou-se a primeira Igreja separada que estava em relação de comunhão plena com o Arcebispo de Canterbury.

No começo deste ano, a Igreja Episcopal foi removida dos diálogos ecumênicos e despojado do poder de tomadas de decisão sobre o corpo Anglicano que examina questões de doutrina e autoridade. As sanções foram conduzidas contra o corpo Norte-americano como consequência por desafiar a moratória da Comunhão Anglicana e ordenar uma bispo lésbica, mês passado.

A Igreja Episcopal é ainda parte da comunhão, mas somente removida das funções representativas.

O Rev. Canon Kenneth Kearon, secretário geral da Comunhão Anglicana, disse que o corpo Norte-americano de Canterbury, Dr. Rowan Williams - que é considerado o líder espiritual do corpo global - tem "autoridade limitada."

"Todos os lugares que eu vou, todos querem que ele faça como alguns papas Anglicanos contanto que ele faça o que [eles] querem que ele faça," notou Kearon, de acordo com o Serviço de Notícias Episcopais.

Por anos, os Anglicanos Conservativos têm chamado os Williams a disciplinarem a Igreja Episcopal e outros corpos que desafiam o resto da comunhão. Os líderes anglicanos concordaram com a moratória na consagração de bispos que vivem com relações com homossexuais e reafirmam isso um número de vezes desde 2004. A Igreja Episcopal consagrou sua primeira bispo homossexual em 2003.

Quando se descreve o estado da família Anglicana, Jefferts Schori disse a WRAL que isso "não será tão sólido como eu gostaria que fosse até a segunda vinda."

A Comunhão Anglicana é o terceiro maior corpo Cristão no mundo com 77 milhões de membros.

Por: Lilian Know

veja também