Começou nesta sexta-feira (25), em Sintra, a 4ª edição da Inspire Conference Portugal, reunindo dezenas de líderes de várias partes do país e da Europa.
Organizado pela Rede Inspire Portugal, o evento acontece na MCI Sintra e seguirá até este sábado (26), com uma programação intensa de adoração, mentorias, workshops ministeriais, painéis e momentos de networking e ativação espiritual.
Com o tema “Novas Igrejas Para um Novo Tempo”, a conferência busca capacitar, conectar e impulsionar líderes para um novo momento da Igreja no continente europeu.
A conferência foi iniciada com o pastor Éder Rodrigues, da Aliança Church em Londres, que trouxe uma ministração desafiadora para o tempo atual da Igreja.
“O novo de Deus já chegou, mas ele exige uma nova postura. Estamos vivendo uma geração de transição. Tudo muda muito rápido. O mundo mudou. A cultura mudou. E a igreja precisa de discernimento para se adaptar sem se corromper”, afirmou.
Trazendo dados preocupantes, o pastor lembrou que 43% dos jovens adultos hoje não se identificam com nenhuma religião e que a Inglaterra deixou de ser oficialmente um país cristão, com a queda de 55% para 46% no número de pessoas que se dizem cristãs.
“Talvez você diga: ‘Ah, isso não vai chegar ao Brasil ou a Portugal…’ Vai, sim, se a gente não se mover”, alertou.
Éder também destacou a importância da presença digital: “76% das pessoas que visitam uma igreja pela primeira vez já pesquisaram ou visitaram o perfil da igreja nas redes sociais. É isso mesmo. Instagram, site, YouTube… tudo importa.”
Igreja: mais que espetáculo, instrumento de transformação
Em sua fala, Éder Rodrigues trouxe ainda um alerta contra a cultura do espetáculo e a tentação de priorizar aparências em detrimento da transformação real.
“A igreja precisa de mais que atenção – ela precisa gerar transformação. Não seja uma igreja que impressiona, mas uma igreja que transforma”, disse.
Pastor Éder Rodrigues na Inspire Conference Portugal. (Foto: Marcos Paulo Correa/Guiame)
Para ele, a falência da igreja não acontece quando ela fecha as portas, mas quando fecha o coração para a cidade, para as pessoas e para o Espírito. “Liderança não é um jogo de xadrez. Seus líderes não são peças. São pessoas. Cuide delas”, concluiu.
Conexões para o Reino
Para o pastor Fabiano Ribeiro, líder adjunto na Igreja da Cidade, em São José dos Campos (SP), a conferência é um ambiente que promove conexão entre os pastores.
“São líderes que têm um centro de influência e podem trocar experiências e se apoiar mutuamente. A Rede Inspire propõe o fim do isolamento. A mesa, o networking, esses encontros têm esse papel: tirar os pastores do isolamento e permitir que participem daquilo que tem dado certo em diversas partes da Europa”, explicou em entrevista ao Guiame.
Fabiano ressaltou que, diferente do Brasil — onde a Igreja Evangélica está em expansão —, o cenário europeu exige estratégias específicas e o fortalecimento dos pastores.
Pastor Fabiano Ribeiro na Inspire Conference Portugal. (Foto: João d’Olivença)
“Trabalhamos a saúde da Igreja. O alvo não é o crescimento em si, mas a saúde. Um organismo saudável se desenvolve”, afirmou.
Segundo ele, a Rede Inspire também busca honrar o que Deus já está fazendo na Europa. “Viemos para dizer: ‘Portugal, reconhecemos que já existem focos de avivamento aí, e queremos cooperar com a igreja portuguesa para que isso se espalhe’. Não é o Brasil trazendo o avivamento, mas reconhecendo e honrando o que já existe.”
Esperança para Portugal
Anfitrião da conferência e pastor da MCI Sintra, Sidson Novais celebrou o ambiente de comunhão e aprendizado proporcionado pelo evento.
“A Conferência Inspire Europa tem tido a capacidade de mobilizar pastores de diversas partes e de vários países da Europa. Uma das grandes vantagens é a oportunidade de fazer conexões e construir novas amizades com pastores espalhados pelo continente”, comentou.
Pastor Sidson Novais na Inspire Conference Portugal. (Foto: Marcos Paulo Correa/Guiame)
Falando ao Guiame, Sidson destacou também o impacto que o evento tem na edificação dos líderes:
“Somos inspirados pelas ações e experiências desses líderes. É um encontro de histórias — histórias de vida, de testemunhos e também de novas amizades que são formadas.”
Para ele, participar da conferência é uma experiência renovadora: “Os pastores saem renovados, voltam para suas igrejas com novas ideias, encorajados e crendo que Deus tem algo maravilhoso preparado para o futuro da Igreja na Europa.”
A Inspire Conference Portugal segue até amanhã, sábado (26), na MCI Sintra.
Painel com lideranças na Inspire Conference Portugal. (Foto: Marcos Paulo Correa/Guiame)
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições