Lipsky fala da Universidade Hebraica como ponte entre as nações

Lipsky fala da Universidade Hebraica como ponte entre as nações

Atualizado: Segunda-feira, 19 Abril de 2010 as 12

O último convidado internacional, Shimon Lipsky, falou no domingo do dia 11, durante o Congresso Internacional de Teologia a bordo do navio MSC Orchestra, sobre a Universidade Hebraica de Jerusalém e da sua importância no panorama mundial.

Muito bem-humorado, o vice-reitor Lipsky contou estar muito feliz por participar do congresso. "É muito bom poder estar aqui. Não vou tirar essa pulseira [todos os passageiros usavam uma pulseira para identificar que faziam parte do congresso] até ela começar a cheirar mal", disse Shimon Lipsky arrancando risada das pessoas que estavam no teatro.

Deixando as piadinhas de lado e contando com a ajuda do Pastor Luiz Sayão (Igreja Batista das Nações Unidas) para a tradução simultânea (o palestrante discursou em inglês), Lipsky começou a falar da importância da Universidade Hebraica para o povo judeu e como uma ponte entre as nações.

"Aprender sempre foi uma realidade importante para os judeus. Para eles, estudar significa alívio, consolo, refúgio, abrigo em tempos de dificuldades", relatou o vice-reitor, justificando o interesse dos judeus pela constante aprendizagem.

Ao narrar um pouco da história da Universidade, Lipsky destaca um nome muito importante para instituição, para a física e também mundialmente conhecido: Albert Einstein. O vice-reitor conta que "Einstein tinha a esperança de que os professores e estudantes da Universidade Hebraica sempre preservariam a consciência de que eles servem melhor o seu povo quando mantém sua união com a humanidade e com os mais altos valores humanos".

Lipsky complementou: "A universidade deve ser vista como definição viva do judaísmo, porque para mim judaísmo é sinônimo de vida humana".

Ele ressaltou também que a palavra Universidade significa "universal": todo conhecimento atingido nela pode ser adicionado ao tesouro de todas as pessoas. "Em 1990, Israel providenciou uma assistência em grande escala às regiões de países subdesenvolvidos. A Universidade Hebraica estava presente e deu assistência na área de educação", contou o vice-reitor.

Lispky também destacou a grande ênfase na pesquisa de assuntos de importância geral. A Universidade está disposta a pesquisar não somente assuntos ligados às ciências naturais e físicas (doenças, produção de alimentos, busca de água em terras escassas etc) como também apresenta interesse nas questões humanitárias e sociais.

CIT 2010 O CIT 2010 acontece de 9 a 13 de abril, a bordo do navio MSC Orchestra, partindo do porto de Santos (SP), passando pela capital carioca e fazendo mais duas paradas no estado do Rio de Janeiro: Búzios e Ilha Grande.

O evento, organizado pela agência de viagens Lexus Turismo, reúne músicos e palestrantes reconhecidos internacionalmente para louvor e discussão de temas bíblicos.

Por Débora Padoin Malva

Foto: Marcos Corrêa

Fonte : www.guiame.com.br

Conheça a agência de viagens organizadora do CIT 2010

www.lexusviagens.com.br

veja também