Livro da editora Mundo Cristão aborda o poder do não

Livro da editora Mundo Cristão aborda o poder do não

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2011 as 3

Se você sente uma grande dificuldade em dizer não, está entre a grande maioria da população. Recusar convites, propostas, favores e pedidos é algo muito difícil para a maioria das pessoas, que vivem estressadas por não conseguirem dar conta de tantas tarefas ou por não terem tempo de lazer e descanso. Se você é desses que querem abraçar o mundo, Aprenda a dizer não deve ser sua próxima leitura.

Existe uma falsa ideia de que falar não é deselegante, uma atitude mal vista pelas pessoas em geral. Na cultura brasileira, por exemplo, não aceitar um cafezinho na casa dos amigos ou parentes é uma desfeita. No trabalho, o medo de ser demitido ou de sofrer algum tipo de punição é um impedimento na recusa em fazer tarefas, mesmo que estejam fora do alcance. O excesso de horas de trabalho é um reflexo disso.

Greg Cootsona sentiu na pele os males de nunca dizer não quando, aos 38 anos, foi diagnosticado com pressão alta, além das dores no peito, falta de ar e taquicardia que sentia frequentemente. Na época, ele pastoreava uma igreja em Nova York, o emprego com o qual sempre sonhara, mas que o estava matando. O estilo de vida nova-iorquino, seu ritmo intenso de trabalho e falta da palavra não em sua vida eram seus vilões.

Esta experiência o levou a rever suas atitudes e prioridades, resultando no livro Aprenda a dizer não , publicado originalmente com o título Say yes to no (Diga sim para o não). Este aprendizado mudou radicalmente sua vida, trazendo de volta sua saúde, melhorando seus relacionamentos e libertando-o.

A obra apresenta os benefícios de dizer não em três grandes áreas: trabalho, vida pessoal e amor. Ele mostra, de forma muito clara, prática e de fácil compreensão, como lidar com a permissividade e as recusas, para que você viva melhor, sem pressão, sem estresse, sem culpa.

O livro tem chegada prevista para julho, mas você pode ler um trecho da obra clicando aqui .  

veja também