Livro relata experiências ambientais de cristãos e igrejas

Livro relata experiências ambientais de cristãos e igrejas

Atualizado: Segunda-feira, 12 Setembro de 2011 as 8:49

Uma igreja em pleno lixão de Olinda (PE). O esforço de um grupo de jovens para salvar um córrego em Marabá (PA). Um projeto de conscientização ambiental de uma igreja no meio da cidade de São Paulo (SP). Assim na Terra como no Céu apresenta experiências concretas da ação socioambiental da igreja no Brasil. Com uma diversidade de estilos e contextos, as experiências e ações têm em comum os princípios e práticas da verdade divina — “como no céu” — e vêm das diferentes regiões do país.

O livro não apenas informa, mas também tem uma proposta educacional de mostrar como reproduzir as experiências.

Desafio

Segundo a bióloga e doutora em meio ambiente, Gínia César Bontempo, que foi responsável pela organização do livro, a publicação nasceu em setembro de 2009, numa reunião de planejamento da equipe do Programa de Educação Ambiental da ONG A Rocha Brasil (ARB). Na ocasião, a equipe se preocupou com o reduzido envolvimento das igrejas evangélicas na questão socioambiental no Brasil. “Parte desta realidade deve-se à escassez de publicações de autores brasileiros sobre a temática. ARB percebeu que esse seria um desafio a ser enfrentado e procurou a Editora Ultimato para uma parceria”, conta Gínia.

A ex-senadora Marina Silva assina o prefácio de Assim na Terra como no Céu, e diz: “As experiências aqui descritas são a expressão de uma compreensão nova e instigante no meio cristão. Mais que uma abordagem teórica, essas práticas são atitudes efetivas em ‘dar frutos’. São uma variante pungente de louvor e um tipo de oração em que as palavras dão lugar a um conjunto de gestos.”

Lançamento

Assim na Terra como no Céu será lançado no próximo dia 15 de setembro, no VI Encontro Nacional da RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), em Luziânia (GO).

veja também