Livro: Vivendo com humildade

Livro: Vivendo com humildade

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 8:32

O caráter humilde exerce um papel fundamental na vida das pessoas que desejam viver em harmonia com Deus e os homens. Servir os outros como devido e ter consciência das próprias limitações traz crescimento e êxito na vida.

O sentimento egoísta e a admiração pelo próprio mérito alimentam o coração dos orgulhosos. Pessoas soberbas que se escondem por trás da falsa humildade e da tola vaidade. O orgulhoso não reconhece o próprio erro quando comete um, dá desculpas quando não dá conta das suas obrigações. Além disso, acredita ser muito bom e, por essa razão, não colabora e não se submete para aprender algo com os outros ou com Deus. Antes defende as próprias idéias porque são suas. Enfim, o orgulho no coração tem impedido a muitas criaturas de alcançarem o sucesso na vida, e como conseqüência, dificulta o crescimento de nossa sociedade.

Por outro lado, existem pessoas que no coração há respeito e reverência na sua relação com Deus e com as outras pessoas. A simplicidade com que aceitam críticas as faz analisar caminhos para se fazer tudo melhor, assim aprende e compartilha com todos e, além disso, prospera de maneira firme, sóbria e em abundância.

O maior exemplo de humildade que o mundo conheceu foi dado pelo Senhor Jesus Cristo. Ele abdicou de Sua majestade e glória para nos salvar. Agora, cabe aos Seus seguidores renunciar suas posições sociais para buscar a verdade e seguir o exemplo deixado por Jesus Cristo: servir a Deus e aos outros. Contudo, nunca poderemos servir os outros como se deve sem humildade, porque aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos, e não servir.

No livro Humildade, o Bispo Marcelo Crivella mostra o perigo do orgulho, porque ele corrompe a sabedoria e conduz a à derrotas. O autor esclarece a diferença entre a humildade da mente e do coração. Uma é circunstancial provocada pelo interesse de se obter algum proveito e a outra que é dada pelo Espírito Santo orienta para o sucesso. Além disso, o escritor elucida outros assuntos relacionados à humildade que são de suma importância para a vida de todos de uma maneira clara, objetiva e rica em exemplos bíblicos.

A obra também é um alerta para aqueles que talvez estejam enganando o próprio coração tentando justificar seu mau comportamento encontrando em seu próximo motivos que o livrem da própria culpa. Pois o arrogante tem dificuldades para aceitar uma correção por causa da cegueira do coração e é lento no perdoar o erro dos outros devido ao seu julgar superior.

As experiências adquiridas com o ato da renúncia e do esforço marcaram a vida do autor de Humildade. Ele teve que desistir da própria vida para servir os outros como pastor depois que se entregou ao intenso trabalho social de pregar o amor de Deus. O mesmo observa-se nas atitudes dos homens que viveram a fé obedecendo o chamado de Deus com humildade. Esses exemplos estão citados no livro.

Por esses motivos, deve-se procurar ter o coração transformado por Deus através do batismo de humildade a fim de que se obtenha sucesso na vida em todos os sentidos. No mais, se não aprendermos como ser humildes, não seremos amigos de Deus, pois Ele rejeita os orgulhosos.    

veja também