Luanda: Minfamu, Unicef e igrejas assinam acordo de cooperação

Luanda: Minfamu, Unicef e igrejas assinam acordo de cooperação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O Ministério da Família e Promoção da Mulher (Minfamu), o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e representantes de várias igrejas angolanas assinaram na quarta-feira, em Luanda, um acordo de cooperação para promover, de forma conjunta, práticas e comportamentos adequados nas comunidades e nas famílias relativamente aos cuidados para a sobrevivência ,desenvolvimento e proteção das crianças.

Do documento assinado constam 12 pontos fundamentais a serem implantados este anos, nomeadamente gravidez e consultas pré-natal, parto e cuidados sobre o recém- nascido, registo de nascimento, amamentação imediata e exclusivo, vacinação das crianças.

Assinou o acordo, por parte do governo, a vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento Neto, que realçou que estas práticas são simples de fazer e a sua excussão poderão salvar vidas e melhorar o desenvolvimento psico-social das crianças, em particular as menores de cinco anos.

Realçou que o Minfamu, o Unicef e as igrejas vão trabalhar na comunicação e mobilização social para o aumento das competências aos responsáveis da criança na primeira infância.

Já o responsável da Unicef, Anthony Lake, frisou ser um acordo que irá beneficiar as populações vulneráveis, agradecendo o empenho do governo na assinatura deste acordo, realçando o papel das igrejas na divulgação dos 12 pontos do acordo nas comunidades.

Para este ano estão previstas várias campanhas para a divulgação dos 12 compromissos, angariação de fundos, elaboração participativa e produção, planificação conjunta e criação comités províncias para coordenação e monitoria.

Formação de pastores e ativistas nas províncias, divulgação das mensagens através das estruturas existente das igrejas fazem igualmente parte da estratégia.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições