Lugares da Bíblia - Dã

Lugares da Bíblia - Dã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Segundo o livro de Gênesis (30:4), Dã era o quinto filho de Jacó e Bila, sua concubina. Ele deu origem a uma das famosas Doze Tribos de Israel, que levou seu nome. Quando era iminente a morte de Jacó, o patriarca profetizou sobre os destinos de seus filhos e dos povos que originariam, cabendo a Dã, segundo o significado de seu nome em hebraico, ser o julgador de Israel (Gênesis 49:16-17):

“Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. 

Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.” Eis, portanto, a explicação de o símbolo da tribo de Dã ( abaixo ) ter uma serpente em seu centro .

Quando os israelitas ocuparam a terra que saíram para povoar, os descendentes de Dã ocuparam a área da cidade anteriormente chamada Lesém (Josué 19:47-48). Batizaram-na em homenagem ao patriarca, tal como havia sido feito à tribo que os distinguia.

Idolatria

Foi em Dã, localizada no extremo norte de Israel, que Jeroboão construiu o ídolo de um bezerro de ouro, o que contribuiu para a queda das 10 tribos da área (I reis 12:26-33). Os danitas, como ficaramconhecidos os habitantes da cidade, eram um povo extremamente idólatra, contrariando os preceitos de Deus.

A cidade tinha uma localização estratégica, na estrada que ia de Damasco, na Síria, para Tiro, na costa do Mediterrâneo. A água era farta na cidade em formação, já que importantes nascentes do rio Jordão ficam na área, tornando-a uma das mais férteis da região.

Dã era fortemente protegida por muralhas, com portões vigiados por sentinelas dia e noite. Altares com ídolos também “guardavam” os portões, como aprendemos em II Reis 23.

Ainda hoje, há indícios do alicerce de uma edificação ( foto acima ) que teria abrigado o famoso bezerro de ouro de Jeroboão. No local, foram encontradas evidências da presença da estátua, como pequenos objetos de cunho religioso (para os idólatras) e de um altar enfeitado com chifres, como era comum à época.

Outro personagem bíblico importante, Sansão, era de uma família originária de Dã (Juízes 13).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições